Brasil terá primeira vacina 100% nacional e em dose única contra dengue

Ingrediente farmacêutico ativo da vacina é totalmente feito no Butantan, assim como os testes de controle de qualidade e os estudos clínicos (Butantan/Governo de SP/Divulgação)

O SUS oferecerá aos brasileiros, a partir de 2026, 60 milhões de doses anuais de uma vacina 100% nacional e de aplicação única contra a dengue, com possibilidade de ampliação do quantitativo conforme a demanda e a capacidade produtiva. Objetivo é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) entre 2026 e 2027.

A novidade será anunciada pelo presidente Lula nesta terça-feira em evento no Palácio do Planalto, em Brasília, com participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e de outras autoridades do governo federal e do setor de saúde.

Com investimento total de 1,26 bilhão de reais, a produção será feita a partir de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, processo que deverá ampliar em 50 vezes a capacidade produtiva do imunizante.

Por meio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o projeto conta com apoio do BNDES no financiamento da pesquisa clínica e da Anvisa na análise do pedido de registro, que contempla a população de 2 a 59 anos. BATANEWS/VEJA

Compartilhe:
Posted in Noticias.