Na semana passada, os gestores das Casas do Trabalhador de Bataguassu e Cassilândia realizaram capacitação na sede da Funtrab. Com a nomeação de novos gestores nos municípios, todos os servidores devem ser capacitados pela Funtrab (ou pelo MTE) para operar os sistemas do SINE e realizar sobre atendimento ao público.
Durante a reunião com a diretora-presidente Marina Dobashi, foi discutido sobre o desempenho dos respectivos municípios no último Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), bem como, sobre a situação atual do mercado de trabalho nas regiões e os principais setores que empregam. “Pontuaram também sobre a importância de suas gestões administrativas e compromisso com o Governo do Estado no intuito de potencializar a geração de empregos”, complementa a dirigente da Funtrab.
Bataguassu
O novo gestor da Casa do Trabalhador de Bataguassu é Thiago Natan de Madureira. Nos últimos anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 100 milhões no município de Bataguassu, entre recursos para infraestrutura, obras, saúde e educação.
O município de Bataguassu está com um empreendimento de porte no setor industrial, o Grupo Sodrugestvo reativou a planta da antiga Soceppar, com investimentos previstos de R$ 18 milhões e a previsão de gerar mais de 100 vagas. E a chegada da Casul no município vai trazer maior geração de emprego e renda para a população, além de inserir mais uma cadeia produtiva no município, pois Bataguassu não tinha tradição de amendoim. A Casa do Trabalhador de Bataguassu fica na Rua Aquidauana, 40 – Centro.
Cassilândia
A nova gestora da Casa do Trabalhador de Cassilândia é Hidelma Dutra. Cassilândia fica a 434 km de Campo Grande, a conhecida “Cidade Sorriso” tem 70 anos, sua localização próxima ao Estado de Goiás e seu forte comércio faz com que o município exerça influência sobre os municípios arredores no Estado de MS e no Estado vizinho, Goiás.
Setores como construção civil, indústria sucroalcooleira, usina de energia solar, destacam a sua participação em 2024, principalmente nos últimos meses sobre o elevado número de vagas disponíveis (trabalhador de extração florestal, alimentador de linha de produção e vendedor de comércio varejista) no município. A Casa do Trabalhador de Cassilândia fica na Rua Antonio B. de Almeida, 78 – Centro.
(Matéria: Cláudia Yuri, Funtrab)