Segundo turno confirma vitória da direita. Veja os números finais
Fortaleza é a única capital brasileira que será administrada pelo PT, o Partido dos Trabalhadores, comandado pelo presidente Lula.
Os partidos de direita e centro-direita conquistaram 82% das 5.519 prefeituras cujos resultados já foram oficialmente divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação está indefinida em outras 49 cidades, onde o anúncio oficial dos vitoriosos ainda não ocorreu em razão de anulação de votos ou da impugnação dos candidatos mais votados.
Em 2020, os partidos de direita e de centro-direita elegeram 4.239 prefeitos. Agora, foram 4.511. Já as legendas de esquerda e de centro-esquerda, que conquistaram 852 prefeituras quatro anos atrás, ficaram agora com 749. Agora o PT obteve apenas 252 prefeituras.
Como se vê na tabela acima, PSD, MDB, PP, União Brasil, PL e Republicanos — todos eles, de direita ou de centro-direita — em geral repetiram na segunda rodada de votação os bons resultados do primeiro turno e aparecem no topo do ranking das agremiações com maior número de prefeituras. PSB (em sétimo), PT (em nono lugar) e PDT (décimo) foram as siglas de esquerda.