Um homem de 57 anos morreu após ser picado duas vezes por uma cobra em um milharal às margens da GO-333, em Rio verde, no sudoeste de Goiás. Ele ficou internado por quatro dias, mas acabou não resistindo a gravidade da situação e faleceu nesta quinta-feira (11) após passar por um procedimento cirúrgico.
Segundo o diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. José Póvoa Mendes, Paulo Renato, o local foi o primeiro lugar que ofereceu atendimento ao homem. Ele foi picado no domingo (7). Paulo contou ao POPULAR que chegou a conversar com o homem e ele disse que tinha ido à uma igreja próxima ao local e, ao ver o milharal, quis ir até o local e pegar algumas espigas.
Ao ser picado no pé, o homem não percebeu que era uma cobra e achou que tinha se machucado no arame farpado da plantação, então, se assustou e deu um pulo, quando acabou pisando no corpo da cobra e foi picado novamente na outra perna, dessa vez, na canela.
A esposa do homem estava no carro da família, junto com o filho do casal. Após ser picado, ele foi imediatamente para o carro em busca de atendimento médico. No caminho, ele passou mal enquanto dirigia o veículo e acabou saindo da pista, quando um carro que vinha atrás parou e levou o homem até a UPA.
Paulo disse que o homem não sabia qual cobra havia lhe picado, mas contou que era escura e não ouviu o barulho do chocalho da cobra. A equipe médica deduziu que fosse então uma cobra jararacuçu do papo amarelo e, de imediato, começou o protocolo de atendimento às vítimas de animais peçonhentos, com a aplicação do soro antiofídico. Segundo a TV Anhanguera, o homem já possuía um histórico de problemas cardíacos.
O diretor da UPA contou que, pela gravidade do estado de saúde, o homem foi transferido para o Hospital Municipal de Rio Verde na segunda-feira (08) e, ao passar por um procedimento cirúrgico nas pernas para aliviar a pressão no local das picadas, sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu. O POPULAR tentou contato com o hospital por telefone, mas não conseguiu falar com a equipe médica.
Confira abaixo dicas dos bombeiros sobre o que fazer em caso de picada de cobra:
- Lavar o local da picada de preferência com água e sabão;
- Manter a vítima deitada, evitar que ela se movimente para não favorecer a absorção do veneno;
- Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, se possível com o animal agressor, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.
Fonte: O Popular