Chapadão do Sul luta para ser Regional da Saúde; Cassilândia poderá fazer parte dessa regionalização

A Câmara Municipal de Chapadão do Sul, através do presidente André dos Anjos, realizou uma audiência pública com as cidades vizinhas Costa Rica, Paraíso das Águas, Alcinópolis, Figueirão, Cassilândia e Camapuã, na tarde desta quarta-feira (9), para apresentar um estudo do Consórcio Público de Saúde de Mato Grosso, Vale do Teles Pires, para regionalizar a saúde na região.

Para o anfitrião do encontro, André dos Anjos, a discussão foi bem produtiva e esclarecedora, agora, a intenção é colocar todo o estudo em prática.

“Nossa intenção é fazer boa gestão, economia para o município, comprar bem e entregar um atendimento digno. Vamos visitar os municípios que o consórcio opera para conhecermos na prática e fundamentalizar ainda mais e estudar mais sobre o projeto” explicou.

Para idealizar esse novo plano, o presidente da casa de leis já conta com a ajuda e apoio do governador Reinaldo Azambuja e futuro governador do estado, Eduardo Riedel, e acredita que a região está no caminho certo.

“A gente vai construir esse consórcio, temos os prefeitos envolvidos aqui hoje, eu acho que o nosso governador Riedel, que é parceiro nosso, vai apoiar esse projeto porque ele sabe da importância disso, então, eles já sabem e estamos no caminho certo, essa região nossa vai sair na frente” pontua.

Na oportunidade, uma carta de apresentação do consórcio foi apresentada e assinada pelas autoridades presentes e, futuramente, eles conhecerão na prática esse trabalho do grupo que ocorre nas cidades de Sinóp, Sorriso, Lucas do Rio Verde, entre outros municípios de Mato Grosso.

O Prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug, argumenta que um projeto como este viabiliza, reduz custos e agiliza o atendimento da população.

“Temos certeza que com essa implantação vamos conseguir mais transferências e recursos da saúde do governo federal para nossos municípios, atendendo melhor a população, principalmente, nas especialidades que precisam se deslocar para buscar atendimento” defendeu.

O Prefeito de Itanhanga, município de Mato Grosso, Edu Laudi Pascoski, foi o responsável pela apresentação do Convênio, segundo ele, o grupo tem implantando esse serviço desde 1995 e já abrange 15 cidades, ele contou como surgiu o projeto.

“O consórcio surgiu porque estávamos desesperados, a saúde é um saco sem fundo, quando mais colocamos dinheiro, mais gasta. Passa governo, muda governo e o dinheiro nunca chega a onde as pessoas precisam e esse é o grande desafio. Nós precisamos buscar fazer diferente para salvar vidas” ressaltou.

Por motivos de mudanças no horário da reunião, o prefeito Cleverson Alves de Costa Rica não conseguiu comparecer ao encontro, mas, foi representado pelo Secretário de Saúde Jovenaldo Francisco dos Santos, que também apoia a regionalização e acredita que o novo método possa ser benéfico ao município.

“A gente fica muito satisfeito que tem lugares que está funcionando com esse tipo de consorcio. O consorcio vai ajudar a implementar essa regionalização estadual, isso só tem a somar, a gente assinou a pedido do prefeito para realizar o estudo juntamente com os outros prefeitos” informou.

Para o prefeito de Alcinopolis, Dalmy Crisóstomos, não é diferente a nova parceria é uma oportunidade de os setes municípios avançarem ainda mais em saúde pública. “É extremamente importante avançarmos em saúde pública, com esse consórcio que, além de proporcionar economia e agilidade, vai resolver o problema de especialidades e profissionais na nossa cidade, tenho certeza que trará benefícios a região norte” destacou.

Na mesma linha de raciocínio, o prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro, afirma que esse projeto é o começo de uma nova fase para o setor de saúde na região.

“É um ponto pé inicial para o melhoramento do atendimento da saúde dos municípios, através desse consórcio vamos conseguir comprar remédios de forma mais rápida e barata, vamos otimizar o dinheiro, proporcionando qualidade em cirurgias e todo atendimento médico hospitalar” estimou.

Também presente no encontro, o prefeito de Paraíso das Águas, Anísio Andrade, ressaltou a importância de um consórcio como este pode proporcionar a sociedade.

“Será muito importante para nossa região e sociedade, porque vai ficar mais fácil, rápido e barato para comprar medicamentos, eu achei fantástico, agora é só sentar conversar e conhecer de perto essa realidade em outro estado e por para funcionar aqui na nossa região” reforçou.

Juntamente com o Prefeito Dalmy Crisóstomo, estiveram presentes vereadores de Alcinópolis e o Vice Prefeito Valter Roniz.

Representando Figueirão esteve o vice-prefeito Jorge Roberto Mortari e vereadores. De Costa Rica teve o vereador Evaldo Paulino e o vereador licenciado e secretário de saúde Jovenaldo Francisco dos Santos.

Se fez presente o prefeito de Chapadão do Sul João Carlos Krug, juntamente com seu vice-prefeito de Dr. Joao Buzolli, o Presidente Andre dos Anjos, vereadora Alline Tontini, vereador Tucano e Vereadora Alzira, e Robson representando o Deputado Estadual Paulo Corrêa.

 De Paraíso das Águas foi o Prefeito Anísio Andrade e representando Cassilândia o Secretário Municipal de Saúde, José Lourenço Braga Lira Marin. MS Todo Dia

Compartilhe:
Posted in Noticias.