O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) foi o escolhido para realizar a primeira emissão do novo modelo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a motorista Fátima Nascimento, de 75 anos, do consórcio Guaicurus de Campo Grande foi a primeira a receber a CNH impressa no país.
A solenidade, ocorreu , no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
“É uma grande felicidade e reconhecimento. Fico muito feliz. É uma paixão dirigir “, disse a motorista.
Fátima é conhecida em Campo Grande por centenas de usuários do transporte coletivo. Ela está há mais de 25 anos exercendo a profissão de motorista de ônibus.
O secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro explicou que as pessoas vão receber a nova CNH a partir do vencimento da antiga.
“As pessoas irão receber o novo modelo a partir do momento em que renovarem suas habilitações. As taxas serão de acordo com o Detran de cada estado.”
(Secretário Frederico Carneiro explicou sobre as inovações da nova CNH)
Segundo o secretário, o novo modelo vai trazer mais segurança aos motoristas, com uso de uma tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, o que dificulta as falsificações. O documento impresso passa a ser aceito em todos os países que assinaram a convenção de Viena, dispondo da identificação das categorias com equivalência internacional.
Novo visual
No seu visual traz as cores predominantes verde e amarelo. No quadro de observações indicam as restrições médicas e se o condutor exerce a atividade remunerada. A nova versão ainda permite a inclusão do nome social e foi incorporado o código utilizado nos passaportes, para permitir o embarque em terminais de autoatendimento nos aeroportos.