Mato Grosso do Sul confirmou, nesta terça-feira (31), o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos, doença com origem na África que tem se espalhados por outros continentes desde o início do mês.
O paciente, segundo a SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde), é um adolescente de 16 anos, que vive em Porto Quijarro, na Bolívia, mas procurou atendimento médico em Corumbá. Ele está internado e isolado em hospital da cidade.
Segundo o Estado, em 26 de abril o paciente procurou atendimento médico em Santa Cruz de La Sierra e desde então apresenta lesões na pele.
O adolescente está em Corumbá desde o dia 29 de maio. Ele passou por atendimento no pronto-socorro e ficou em isolamento. Desde ontem está na Santa Casa da cidade.
“A Secretaria de Estado de Saúde informa que foram solicitados diversos exames para prosseguimento à investigação do caso. E ressalta que é fundamental a realização de investigação clínica e/ou laboratorial no intuito de descartar as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial, dentre elas, varicela, herpes zoster, sarampo, zika, dengue, Chikungunya, herpes simples, infecções bacterianas da pele, infecção gonocócica disseminada, sífilis primária ou secundária, cancroide, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, molusco contagioso (poxvirus), reação alérgica (como a plantas)”.
Midiamax