O Jornal a Folha de São Paulo, um dos maiores meios de comunicação do país, publicou que a Rainha Elizabeth II, monarca com maior tempo à frente do Reino Unido na história, morreu nesta segunda-feira (11). Não demorou muito para o assunto pipocar nas redes sociais, fazendo com que a rainha ficasse entre os assuntos mais comentados.
Elizabeth ocupa o trono britânico há 70 anos, tempo suficiente para fazer com que sua morte rendesse milhares de publicações em todo o mundo.
A Folha precisou emitir nota para explicar que a reportagem foi ao ar por um erro técnico.
“Devido a um erro técnico, a Folha publicou por engano, na manhã desta segunda-feira (11), um obituário da rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido. É de praxe no jornalismo preparar com antecedência textos acerca de cenários possíveis e/ou prováveis, como a morte de líderes mundiais, celebridades e pessoas públicas. A Folha lamenta o erro. O conteúdo foi retirado do ar.”
O jornal encerrou o comunicado afirmando que “assim, os admiradores da Rainha Elizabeth II podem respirar aliviados: a monarca continua viva, ainda que com o obituário já preparado”.
Publicação foi retirada do ar em poucos minutos, mas não escapou da internet
DO G5 |