O Instagram apresenta instabilidade para vários usuários no Brasil nesta quarta-feira (3). Para algumas pessoas, a versão web da rede social indica que a página não está disponível. “O link em que você clicou pode não estar funcionando, ou a página pode ter sido removida”, diz o aviso.
No site DownDetector, que monitora instabilidades em redes sociais, o Instagram tinha cerca de 1.200 notificações por volta das 15h45 (horário de Brasília). Para a maioria dos usuários, o direct é a função que mais apresenta problemas.
Um mês após pane global
A instabilidade acontece cerca de um mês após uma pane global que impediu o acesso por mais de 6 horas a Instagram, WhatsApp e Facebook, todos controlados pela Meta (novo nome do grupo que administra serviços do Facebook).
Na falha registrada em 4 de outubro, a empresa afirmou que um defeito durante alteração em suas configurações afetou usuários em todo o mundo.
De acordo com o Facebook, aquela situação ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.
Alguns usuários recorreram ao Twitter para relatar a falha no Instagram:
Midiamax