A chuva registrada nesta quinta-feira (14) causou danos em todo o Mato Grosso do Sul, as cidades da região sul foram as mais afetadas. Ainda assim, a Defesa Civil alerta que uma nova tempestade com ventos ainda mais fortes pode ser registrada nos próximos dias.
O coordenador estadual da Defesa Civil, Fábio Catarineli, explica que são previstas novas chuvas entre sexta-feira (15) e sábado (16), com ventos ainda mais fortes do que os registrados hoje, que chegaram a 100km/h em algumas localidades.
Uma das cidades mais atingidas no Estado foi Itaquiraí, onde foi registrado mais de 40 casas destelhadas, além de quedas de árvores e torres de transmissão. A Energisa divulgou um boletim informando que equipes realizaram trabalhos no município.
Outros cinco municípios e dois distritos seguem sem energia em alguns bairros e ainda são atendidos pelas Energisa, são eles: Distrito de Boa Sorte, Tacuru, Japorã, Paranhos, Distrito de Ithaum, Sete Quedas e Campo Grande. A concessionária afirma que a energia foi totalmente restaurada em Aral Moreira, Novo Horizonte do Sul, Juti, Mundo Novo e Naviraí.
Rodovia fechada
A queda de quatro torres de alta tensão na BR-163 deixou a rodovia completamente obstruída. A Energisa informa já ter realizado manobras para remoção das estruturas e cabos, liberando a via às 7h.
Base da PRF destruída
O temporal também derrubou uma base operacional da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na BR-163, em Dourados. Três viaturas foram atingidas e o prédio ficou parcialmente destruído.
A forte chuva acabou derrubando parte da estrutura do prédio, assim como a torre de comunicação da base operacional. As viaturas foram atingidas pela queda da estrutura.
Estragos na capital
De acordo com o coordenador Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, foram registrados 82 ocorrências de quedas de árvores em Campo Grande, sendo 50 já atendidas. A Energisa explica que esse é um dos principais motivos que deixou mais de 55 bairros sem energia.
A concessionária não soube informar quantas equipes estão trabalhando para restaurar a energia dos bairros afetados. Conforme a Defesa Civil, os ventos chegaram a 73,1 km/h na manhã de hoje e o índice médio das chuvas foram de 52 milímetros. Midiamax