A segunda edição do Prêmio Inova-UEMS está com inscrições abertas até 14 de julho deste ano. Idealizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), juntamente com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UEMS), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o II Prêmio Inova-UEMS-2021 distribuirá o total de R$ 10,8 mil aos projetos ganhadores.
Os projetos deverão ser classificados nas modalidades “Faísca” ou “Ascensão” de uma das três categorias: Direito autoral, Propriedade Intelectual ou Proteção Sui generis. A premiação será para o 1º, o 2º e o 3º lugar de cada modalidade, em cada categoria.
Poderão participar como coordenador do projeto ou membro da equipe: a) Acadêmicos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação ou pós-graduação presencial ou a distância da UEMS; b) Docentes efetivos da UEMS; c) Servidores técnicos efetivos da UEMS; d) E pesquisadores não vinculados à UEMS, docentes contratados e servidores técnicos contratados poderão participar na condição de membro da equipe.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UEMS, Dr. Fabio dos Santos Barros, a segunda edição do prêmio visa reforçar o sucesso obtido com a primeira edição “e consolidar a cultura anual do prêmio de inovação em nossa instituição, visando fortalecer a captação de projetos inovadores, valorizar a produção científica e tecnológica de nossos Docentes, alunos e servidores técnicos”, destaca.
Os participantes de cada categoria deverão preencher os formulários de inscrição específicos, disponíveis nos anexos do edital e também no no endereço eletrônico: http://www.uems.br/pro_reitoria/pesquisa/nit consultando-se a aba “Editais”.
Categorias e Modalidades:
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconhece algumas categorias passíveis de proteção intelectual que devem nortear a indicação, dos candidatos ao Prêmio Inova-UEMS-2021: Direito autoral, Propriedade Intelectual ou Proteção Sui generis.
Nas seguintes modalidades:
Modalidade “Faísca”: Propõe-se classificar projetos que ainda estejam em fase inicial, com plano gerencial para finalização da coleta de dados, experimentação e perspectivas para o produto. A modalidade “Faísca” incluirá projetos cujo produto ou resultado ainda não tenha previsão clara de implementação.
Modalidade “Ascensão”: Propõe-se classificar projetos em escala de testes, com plano gerencial de implantação do produto. A modalidade “Ascensão” incluirá projetos cujo produto ou resultado apresenta possibilidade de implantação iminente.
Premiação
Neste ano ocorrerá a premiação em dinheiro para o 1º, o 2º e o 3º lugar de cada modalidade e de cada categoria, totalizando R$ 10,8 mil em prêmios:
Sobre o prêmio
A primeira edição do Prêmio Inova-UEMS foi idealizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e inovação (PROPPI) juntamente com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UEMS), durante o ano de 2020, com a perspectiva de mapear projetos inovadores desenvolvidos por pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento presentes na UEMS.
O processo de construção do Edital contou com a participação ativa dos diferentes setores da Pró-Reitoria, bem como de pesquisadores das diversas unidades universitárias da UEMS, que contribuíram para que o Prêmio Inova-UEMS pudesse representar uma oportunidade de integração e reconhecimento de ideias que possam, futuramente, resultar em registro de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.
Confira o edital:
Edital do II Prêmio Inova-UEMS 2021
ANEXO I: Formulário de Inscrição II Prêmio Inova-UEMS 2021
ANEXO II: Formulário descritivo modalidade Faísca
Anexo III: Formulário descritivo modalidade Ascensão
Anexo IV: Formulário para solicitação de recurso (projetos vencedores)
Anexos:
- Tabela
Assessoria de Comunicação UEMS