Com visitação suspensa em presídios de Mato Grosso do Sul por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário de MS) registrou mais de 2,4 mil encontros virtuais este ano.
Conforme divulgado pelo órgão, a integra o projeto “A Conexão do Afeto: Visitas Virtuais em Tempos de Pandemia”, para garantir que os presos mantenham contato com familiares durante o período de detenção.
Até o mês de julho deste ano, já haviam sido realizadas 1.632 visitas virtuais em todo o Estado. Após isso, novos notebooks foram distribuídos a 29 unidades prisionais em 18 cidades do Estado e o número de visitas virtuais saltou para 2.421.
Os encontros foram realizados de forma assistida, por meio de videochamada, com visitantes cadastrados nos Patronatos Penitenciários, diminuindo os impactos emocionais causados pelo isolamento.
Ao todo, foram oito meses de suspensão, inclusive das atividades de assistência religiosa e oficinas de trabalho dentro dos estabelecimentos penais. Para o retorno dos encontros presenciais, que teve início em novembro, uma série de adaptações foram realizadas, bem como estudos em conjunto com autoridades na área de infectologia.
As visitas e atividades em presídios do Estado estavam suspensas desde março deste ano como forma de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
Midiamax