A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou um advogado em R$ 4 mil por desmatamento de 4 hectares de vegetação nativa de cerrado nas proximidades da área urbana em Bataguassu. Segundo a polícia, durante fiscalização ambiental na zona rural do município, policiais ambientais autuaram o proprietário rural por desmatamento ilegal, nesta segunda-feira (09).
De acordo com a polícia, ele realizou o desmatamento de uma área de 3,88 hectares de vegetação nativa de cerrado em sua propriedade, localizada a 400 metros do perímetro urbano, sem a devida licença ambiental.
A área desmatada foi caracterizada com uso de drone e a aferição realizada com uso de GPS. A atividade foi paralisada. Resto de galhada proveniente da supressão ilegal encontrava-se em leiras no local, porém, o material lenhoso de aproveitamento não foi mais encontrado.
O infrator (30), residente em Bataguassu, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 4 mil. Ele também responderá por crime ambiental, com pena prevista de três meses a um ano de detenção. O autuado também foi notificado a apresentar junto ao órgão ambiental Estadual um Plano de Recuperação da área Degradada e Alterada (PRADA).
Agência Brasil