A PMA (Polícia Militar Ambiental) fechou uma suinocultura em área protegida do Rio Verde e autuou o gerente da fazenda em R$ 10 mil, em Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande.
Policiais ambientais de Três Lagoas, que trabalham na operação Ictiofauna no Rio Verde, autuaram um gerente de fazenda por degradação de área protegida de matas ciliares. De acordo com a polícia, durante a fiscalização fluvial, em uma fazenda margeando o rio, a equipe verificou que havia um chiqueiro com diversos porcos dentro da área de preservação permanente (APP) das matas ciliares do rio, degradando a área protegida.
A distância a ser preservada prevista pela legislação era de 100 metros e a suinocultura estava a 70 metros do rio. Além disso, todos os dejetos dos animais eram lançados diretamente no rio. As atividades foram interditadas. Um funcionário da fazenda informou que os porcos pertenciam ao gerente, que foi localizado e lhe foi ordenado que fizesse a remoção dos suínos e iniciasse a recuperação da área degradada.
O infrator de 39 anos, residente em Três Lagoas, foi autuado administrativamente e multado em R$ 10 mil. Ele também responderá por crime ambiental de degradar área de preservação permanente – APP), com pena prevista de um a três anos de detenção. Midiamax