
11 de outubro de 1977: o Presidente-General Ernesto Geisel assina o documento decretando a emancipação político-administrativa do até então Estado de Mato Grosso
11 de outubro de 1977: o Presidente-General Ernesto Geisel assina o documento decretando a emancipação político-administrativa do até então Estado de Mato Grosso.
Data lembrada por ambos Estados, o feriado de divisão de MT e MS é um marco de independência principalmente da Região Sul em relação a Cuiabá. Enquanto alguns ainda condenam as forças divisionistas, outros argumentam que a divisão serviu para impulsionar o desenvolvimento em ambos os estados. Analisemos a seguir um pouco dos “por quês” desta divisão:
A algum tempo atrás…
A primeira tentativa de se criar um novo estado ocorreu em 1892 de forma excêntrica por alguns revolucionários. No ano de 1932 criou-se a Liga Sul Mato-grossense defendido pela autonomia do lado sul, em 1934 e 1946, foram encaminhados aos governos de Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra respectivamente abaixo-assinados solicitando a criação do novo Estado.