
Foto ilustrativa
Uma das bebida alcoólicas que mais se adequa ao paladar mundial, é sem dúvida a cerveja. Não é atoa que a bebida tem uma data para brindar a sua relação na criação das rodas de amigos. E a data não poderia ser comemorada em outro dia, se não na sexta, não é mesmo? Afinal, “sextou sem cerveja” não teria o mesmo significado.
A data foi criada no ano de 2007, na Califórnia. Na ocasião foi definida que a primeira sexta-feira do mês de agosto seria o dia ideal para realizar a comemoração. Os idealizadores da data, definiram três pontos essenciais para serem lembrados neste dia, saborear a cerveja entre amigos, celebrar os fabricantes e ter consciência de que outros apreciadores da bebida também estarão comemorando a data, dando um sentido de união ao momento.
Existem diversas curiosidades envolvendo o líquido, será que você conhece todos os “mistérios”
que envolvem a criação, produção e sua popularização? Descubra a seguir:
-
A cerveja é uma das bebidas mais antigas na história da humanidade. Os primeiros registros foram feitos há mais de 8 mil anos, por civilizações egípcias na região que corresponde ao Oriente Médio atualmente.
-
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cervejas, segundo o Anuário da Cerveja de 2020, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
-
O país que mais consome a cerveja é a República Checa, segundo a empresa Kirin.
-
Segundo a historiadora Jane Peyton, cerveja era “coisa de mulher” até 200 anos atrás, por volta do início do século 19.
-
No antigo Egito, a espuma da cerveja era usada para hidratar e cuidar da pele.
-
A bebida muito gelada prejudica a degustação, de acordo com especialistas. Os aromas da bebida ficam menos perceptíveis, e as papilas gustativas ficam amortecidas dificultando a observação de todas as nuances contidas no líquido.
-
O melhor material para conservar todas as nuances da bebida é a lata. A embalagem não permite que a luz entre, o que conserva o sabor original da bebida.
-
Mudanças bruscas de temperatura também alteram o sabor da cerveja.
-
A cerveja mais forte do mundo é a Koelschip Mystery of Beer, fabricada pela cervejaria holandesa Brouwerij Koelschip, com um teor alcoólico de 70%.
-
Existe uma cerveja com com gosto de coca. É isso mesmo! No Japão, foi criada em 2003 uma cerveja sem álcool para crianças, chamada Kidsbeer. Ela tem a mesma aparência da bebida tradicional.
Qual a comida ideal para combinar com a cerveja?
Para explorar o paladar, nada melhor que ir testando as comidas favoritas com as cervejas preferidas. Seja uma receita mais elaborada, um petisco ou até mesmo um fast-food, podem ganhar novos sabores se combinados com uma cerveja de qualidade.
Aqui listamos algumas das melhores combinações que vão muito bem com a bebida, confira:
- Salgadinhos como nachos e chips de batata
- Torradinhas com patês ou guacamole
- Bruschettas com tomates secos e queijo
- Coxinha
- Batata frita
- Bolinho de queijo
- Queijos
- Pepinos e azeitonas
- Calabresa
- Salamito
- Polenta frita
- Anéis de cebola frito (Onion Rings)
- Hambúrguer
- Pizzaz
- Pastéis
- Carnes assadas
Paramos com a lista por aqui, porque aparentemente todas as comidas podem combinar com a cerveja! Brincadeiras a parte, comente aqui para conhecermos qual a sua combinação preferida de comida com a bebida. E se quiser compartilhar a receita que mais dá “água na boca”, vamos adorar aprender.
Camaquã