O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) segue com inscrições abertas no processo seletivo do Programa de Assistência Estudantil da instituição, destinado a estudantes dos cursos técnicos de nível médio – integrado, subsequente e Educação de Jovens e Adultos (Proeja) – e de graduação. O prazo vai até dia 1º de março.
As inscrições devem ser feitas online pela Página do Candidato da Central de Seleção. Podem participar os estudantes dos cursos técnicos de nível médio e da graduação que frequentem, no mínimo, três unidades curriculares presenciais.
O aluno também precisa comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e não pode ter mais do que duas reprovações por falta em unidades curriculares no semestre anterior.
Para o Auxílio Transporte, o estudante também deve atender às especificidades da cada campus, conforme o edital de abertura do processo seletivo, e não pode ter acesso ao transporte público municipal, estadual ou federal.
No caso do Auxílio Moradia, o candidato precisa comprovar ser oriundo de município diferente do campus onde está matriculado, além das despesas com locação de imóvel, por meio de contrato de locação ou declaração do locador.
As normas completas do processo seletivo podem ser consultadas na Central de Seleção.
Documentação – Ao fazer a inscrição online, o candidato deve informar o dia e o horário em que entregará, no campus onde estuda, a documentação prevista no edital.
Os estudantes serão classificados em ordem crescente de renda per capita. Terão prioridade beneficiários de programas de transferência de renda e egressos de escola pública. O resultado preliminar será publicado no dia 22 de abril.
Assistência Estudantil – O programa faz parte da Política de Assistência Estudantil do IFMS. O objetivo é incentivar o estudante em sua formação educacional, bem como apoiá-lo em sua permanência na instituição, visando à redução dos índices de evasão escolar decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica.
Neste ano, serão concedidos até 1.897 auxílios nas modalidades Alimentação, Permanência/Alimentação, Indígena e Quilombola, Moradia Estudantil, Permanência e Transporte. O total de recursos investidos é de R$ 2,8 milhões de reais.
Além dos auxílios, o IFMS já oferece, desde o ano passado, alimentação escolar a estudantes dos campi Corumbá e Aquidauana. Também está prevista a implementação da iniciativa em Campo Grande e Jardim.
Para o ano de 2020, investimento previsto na Assistência Estudantil é de R$ 4,9 milhões, por meio de editais que contemplam os auxílios e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Midiamax