O governo do Estado avalia a inserção de trechos de rodovias federais em projetos de novas concessões de estradas estaduais. A inclusão deve ser fomentada por novo acordo de cooperação com a EPL (Empresa de Planejamento e Logística), que colaborou nos estudos da MS-306, concedida à iniciativa privada por 30 anos.
Segundo a secretária especial de Parcerias Estratégicas do Estado, Eliane Detoni, a adição de trechos de estradas federais pode tornar mais viáveis outras concessões de vias estaduais.
O governo estadual articula novo acordo de cooperação com a EPL, empresa pública que presta serviços na área de projetos, estudos e pesquisas em planejamento de infraestrutura, logística e transportes no Brasil.
Os termos do vínculo ainda não foram desenhados. O EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) espera assinar o acordo até o próximo mês.
“Eles [EPL] foram nossos parceiros com a MS-306 e têm muita expertise na área de concessão de transporte rodoviário. Há uma disposição do governo [federal] em nos ajudar, para ter viabilidade nestas concessões”, disse Eliane.
A cooperação para a concessão da MS-306, entregue ao consórcio Way 306 por outorga de 605,3 milhões, em dezembro passado, teve vigência expirada no início de 2020.
Precoce – O leilão da MS-306, que liga Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, deixou impressões positivas ao governo sul-mato-grossense. A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) se debruça sobre características e volumes de tráfego de oito rodovias estaduais para encaminhar novas concessões.
De acordo com o titular da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Eduardo Riedel, o número certo e quais estradas passíveis de concessões só serão definidos depois de finalizados os levantamentos de viabilidade.
À frente do EPE, Eliane Detoni prega cautela diante dos novos projetos de infraestrutura de transporte em parceria com empresas privadas.Campo Grande News