A partir de agora, locais de grande circulação de pessoas, tais como terminais rodoviários, veículos de transporte coletivo, unidades básicas de saúde, hospitais, escolas e instituições financeiras, terão cartazes informando o número de telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV).
A medida, prevista na Lei 5.448, sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja, determina que esses informativos tenham os seguintes dizeres: “CVV. Como vai você? Ligações de prevenção do suicídio feitas para o CVV pelo número 188”.
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em nove de cada 10 casos. Ainda segundo estatísticas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são respectivamente o primeiro e segundo Estado com maior número de ocorrências, seguidos por Mato Grosso do Sul.
Aqui no Estado, desde 2017, o Governo vem adotando medidas de prevenção e cuidados, de acordo com as diretrizes organizacionais do Ministério da Saúde para ações de prevenção. E entre as medidas, destaque para a campanha “Setembro Amarelo”.
Portal MS