Conhecido como Halo solar, o contorno em torno do sol com as cores do arco-íris mais uma vez chamou a atenção da população sul-mato-grossense. Além de despertar os olhares curiosos, o fenômeno pode ser a indicação de que nuvens de chuva estão se aproximando para amenizar a baixa umidade relativa do ar.
Em Cassilândia, a 430 quilômetros de Campo Grande, a Policial Civil, Marluce Castro Vilela registrou imagens do fenômeno e enviou ao Jornal Midiamax. “Lindo né? Tirei agora do meu celular”, disse sobre as fotos.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o ‘Halo solar’ é um fenômeno ótico que se dá a partir do momento que o sol atravessa nuvens cirrus. O fenômeno acontece quando nuvens carregadas de cristais de gelo são atravessadas pela luz solar.
Em grego, halo significa anel. Ele possui a cor do arco-íris, pois a luz branca do sol libera todos os espectros luminoso.
O halo pode indicar a chegada de uma frente fria ou de altos níveis de umidade. Até o momento, não há previsão de chuva para Campo Grande. Já nas regiões oeste, sul e sudeste do Estado podem ocorrer chuvas isoladas nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27).
Midiamax