Morre no Rio a cantora Miucha

Morre no Rio a cantora Miucha - Crédito: Reprodução

Morre no Rio a cantora Miucha

A cantora Miúcha morreu no fim da tarde desta quinta-feira (27), no Rio de Janeiro. Irmã de Chico Buarque, a cantora lutava contra um câncer e foi internada às pressas, mas sofreu uma parada respiratória. Ela tinha 81 anos e é filha do jornalista Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim.

Heloísa Maria Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 30 de novembro de 1937, e mudou-se para São Paulo com a família quando tinha 8 anos. Comecçou a cantar ainda criança, vindo a formar um grupo com seus irmãos Chico, inclusive.

Suas primeiras noções de violão foram dadas por um amigo da família, o poeta Vinicius de Moraes. “Depois eu ensinava pro Chico o pouco de violão que tinha aprendido com Vinicius. E Chico logo começou a brincar de fazer música”, contou Miúcha em entrevista ao GLOBO em 2016.

Nos anos 1960, ela estudou História da Arte em Paris, na École du Louvre. Em Roma, foi apresentada pela cantora chilena Violeta Parra a João Gilberto, com quem viria a casar, tempos depois, em Nova York.

“Não sabia nem falar inglês, mas arrumei um emprego de datilógrafa. Eu era desenhista, tinha feito publicidade. Uma das perguntas que me fizeram na entrevista foi se eu era boa com figures (cálculos, números, em português). Eu disse ‘oh, yes’, pensando que era desenhar figuras (risos)”, revelou Miúcha na entrevista ao GLOBO de 2016. “Casei com João em 1965. Na época viajávamos muito, nos mudamos muito. Uma vez peguei um ônibus errado, fui parar em New Jersey, gostei e voltei com uma casa alugada. Roma News

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário