Pisca-piscas, estrelas, trenós, papai-noel… Está chegando o dia que o espírito natalino invade as residências dos cristãos e anuncia a chegada da comemoração do nascimento de Jesus Cristo. Uma das principais dúvidas nesta época do ano é a data certa para montar e desmontar a tão esperada árvore de Natal.
Os mais ansiosos aproveitam o início de novembro e desencaixotam os enfeites dos anos anteriores. Já com a chegada dos itens de decoração nas prateleiras dos comércios, é hora dos cristãos escolher bolinhas, luzes, cortinas luminosas, pinheiros e tudo que remeta à data natalina.
O padre Thiago Machado conta que, segundo a Igreja Católica, a árvore é um dos símbolos de vida e esperança da luz que Jesus Cristo trouxe ao mundo com seu nascimento. A montagem do pinheiro deve ser iniciada, de acordo com o padre, no início período do advento, ou seja, quatro domingos antes do Natal do Senhor. Este ano, o período inicia no dia 2 de dezembro.
Para comemorar as 4 semanas do advento os cristãos utilizam 4 velas. O ritual serve como preparação para vinda da luz ao mundo (Jesus Cristo), conforme a Igreja Católica.
O acender das velas nos domingos que antecedem o Natal é uma celebração eucarística. O primeiro domingo é a Vela da Vigilância; o segundo da Preparação; o terceiro do Testemunho e encerra a Coroa do Advento com a quarta Vela do Serviço.
Portanto, o início do advento é no dia 2 de dezembro, data certa para montar a decoração. Já a retirada dos enfeites deve ser feita, segundo o calendário, no dia 6 de janeiro, data em que os Reis Magos teriam visitado o menino Jesus.
União da família
Na casa da estudante de Odontologia Talita Metzker, a montagem da árvore de Natal é motivo de euforia entre os filhos Enrico e Valentina. As crianças não esperam dezembro chegar para desencaixotar bolas e enfeites. A mãe conta que os irmãos ficam em verdadeira sintonia durante o trabalho de decoração do apartamento.
“Eles interagem entre si, sorriem, ficam felizes. Esperam o ano todo por este momento do Natal. Depois que a árvore está montada pedem para eu bater foto e mandar para os avós.”
As crianças sabem, entretanto, o verdadeiro significado do Pinheiro. Além disso, todos os anos, o momento da decoração natalina na casa da família Metzker Rosado é de união e gratidão pelo nascimento de Jesus Cristo.
“Eu e meu marido ensinamos para as crianças que podemos montar os enfeites antes de dezembro, mas sem esquecer do que cada um representa. É assim que nos mantemos durante todo o ano, unidos e nos amando. A data serve para refletirmos a fraternidade e termos mais empatia uns com os outros.” Midiamax