A deputada federal pelo DEM, Tereza Cristina Correa da Costa Dias, é a primeira mulher da história política de Mato Grosso do Sul a ser ministra de um governo federal.
Antes dela, ocuparam o segundo maior cargo do executivo do país, Delcídio do Amaral, Ramez Tebet (MDB) e mais recentemente, Carlos Marun (MDB).
A parlamentar foi secretária de Produção e Turismo no governo André Puccinelli. Em 2014 foi eleita deputada federal, ainda pelo PSB. Pecuarista, com foco no ramo do confinamento, a parlamentar teve notoriedade no meio ruralista. Entre muitas polêmicas com setores ambientalistas, Cristina foi reeleita já na condição de presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.
A deputada, agora ministra, também é o primeiro nome feminino no governo Jair Bolsonaro (PSL). Tereza é bisneta de Pedro Celestino Corrêa da Costa e neta de Fernando Corrêa da Costa, ex-governadores do então estado de Mato Grosso.
História
O primeiro ministro de estado por Mato Grosso do Sul foi Delcídio do Amaral, na gestão de Itamar Franco. Ele ocupou a pasta de Minas e Energia em 1994.
O senador Ramez Tebet foi nomeado em 2001 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para o Ministério da Integração. Ele ocupou o cargo por apenas três meses.
Carlos Marun (MDB) atualmente a Secretaria Geral de Governo no governo Michel Temer (MDB) e é responsável pela articulação política entre o Congresso e o Palácio do Planalto.
Também, é a primeira vez na história que MS tem dois ministros em mandatos seguidos, caso de Marun e agora Tereza Cristina. TopMidiaNews