O americano Valentino Dixon foi inocentado depois de ficar na cadeia por 27 anos. O fato ocorreu granças ao talento para arte do ex-presidiário. De acordo com o site G1, o homem de 48 anos foi preso acusado de matar um jovem em 1991.
Apesar de ter sempre alegado sua inocência e de outra pessoa assumir a culpa pelo crime, o irmão da vítima disse ter certeza de que foi Dixon que efetuou os disparos.
Durante seu período na cadeia, o americano exerceu sua habilidade em desenhar, produzindo uma série de artes que o tornou famoso. Chegou a ser personagem de uma reportagem sobre ele, publicado na revista Golf Digest em 2012.
O texto chamou atenção de estudantes de Direito da Universidade de Georgetown, que integravam o projeto Prisons and Justicie Initiative, grupo com objetivo de representar gratuitamente condenados. Ao decidirem investigar o caso e defender Dixon, os estudantes descobriram que na época a promotoria omitiu que o resultado do teste de pólvora realizado nas roupas do acusado deu negativo.
Lamar Scott, o homem que desde 1991 confessou 11 vezes ter cometido o crime, teve mais uma chance de admitir formalmente o assassinato. Scott foi preso e horas depois Dixon ganhou liberdade. Midiamax