Após sete anos foragido, foi preso nesta quinta-feira (20), em seu hotel de luxo em Assunção no Paraguai, o narcotraficante Néstor Báez Alvarenga, 57 anos. O mandado de prisão foi expedido pela justiça brasileira após três pedidos de extradição do Brasil por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
O pedido de prisão foi recebido pela polícia paraguaia na última quinta-feira (13), conforme informou o comandante da polícia Bartholomew Báez. O narcotraficante foi rastreado por uma semana até ser preso nesta manhã em seu apartamento de luxo no Bairro Los Laureles em Assunção, conforme informações do site ABC Color.
Durante sua prisão Néstor Alvarenga alegou inocência e afirmou que todos os seus bens foram adquiridos com lucros de sua empresa de transporte e são resultado de seu trabalho ao longo de sua vida. “Nunca caí com nenhum grama de drogas”, alega.
Crimes
Néstor Báez foi preso em 08 de outubro de 1998 em Marechal Estigarribia (Chaco) conduzindo um veículo com 17 pacotes totalizando 35 quilos de cocaína.
Em janeiro de 1999, o juiz Juan Carlos Paredes concedeu a Báez Alvarenga uma prisão domiciliar. A medida foi posteriormente anulada, mas o réu escapou da justiça até 17 de dezembro de 2007, quando compareceu perante a Corte.
Sobre esse crime, Néstor afirma que só estava fazendo um favor para um conhecido que teve um colapso nervoso, mas que em nenhum momento teve conhecimento que a droga estava em um compartimento secreto, ainda conforme informações do ABC Color.
O narcotraficante foi condenado em 2008 a apenas dois anos de prisão como cúmplice do tráfico de 35 quilos de cocaína no Chaco. Ele é procurado pela Polícia Federal do Brasil por supostamente fazer parte da rede do traficante brasileiro Fernandinho Beira Mar. Midiamax