O Pronto Atendimento Médico do Hospital Universitário foi reaberto na manhã desta segunda-feira (20), em Campo Grande. O setor ficou fechado por três dias, pois operava com quase o triplo da capacidade, que é de 26 leitos. No início da tarde de hoje, havia 26 pacientes sendo atendidos no HU, mas a unidade informou que o número de doentes deve dobrar nos próximos dias.
Conforme informado pela assessoria de comunicação do HU, o hospital sempre operava com, no mínimo, o dobro da capacidade. ”Superlotação é rotina”, destaca a unidade.
A reabertura ocorreu após acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, intermediado pelo Ministério Público Federal, na sexta-feira (17). O órgão municipal se comprometeu a regular menos pacientes para a unidade.
O hospital informou que várias medidas poderiam ser tomadas para reduzir a superlotação, mas só o comprometimento da Sesau em não encaminhar pacientes sem regulação, já deve amenizar a situação de caos no atendimento.
Ainda de acordo com a unidade hospitalar, muitos pacientes são encaminhados para lá com a classificação de emergência, mas que poderiam ser tratados em outras unidades de saúde, já que não correm risco de morte.
Problemas
Outra solução para os problemas da unidade, diz o HU, seria a reestruturação do sistema de saúde no interior do Estado, já que cerca de 35% dos pacientes vem de lá. Também foi destacado que 40% dos pacientes nesse domingo (19) eram do setor ortopédico, e se o Hospital do Trauma já estivesse em funcionamento poderia absorver esta demanda.
Perfil
Conforme destacado pelo hospital, o HU tem como atribuição essencial ser um hospital-escola e assim atender as necessidades dos cursos de saúde da UFMS. Portanto, diz a assessoria, não há interesse nem condições de aumentar a estrutura para atendimento.
Resultados
A reunião entre diretoria do HU e Sesau resultou nos seguintes compromissos:
Pelo HU, ficou o compromisso de receber exclusivamente pacientes regulados, ressalvados os casos urgentes de risco de morte que ingressarem no hospital, os quais deverão ser comunicados imediatamente à Central de Regulação pelo sistema CORE;
A exclusividade de atendimento aos pacientes via regulação se estenderá àqueles procedentes do ambulatório, cujo atendimento deva ser precedido, necessariamente, de senha do Sistema de Regulação;
Será providenciada autoria dos pacientes classificados como “amarelo” e “laranja” (gravidade mediana);
Será realizada campanha de conscientização dos pacientes do hospital sobre a nova dinâmica de atendimento, que compreenderá apenas os usuários do SUS devidamente regulados;
Haverá a reabertura do Pronto Atendimento Médico no dia 20/08 (segunda-feira), observando-se a nova dinâmica de atendimentos.
Pela Sesau ficou estabelecido:
Enviar relatórios diários, via email, ao HU, ao MPF e ao MPE, com os nomes e respectivas senhas do Sistema de Regulação dos pacientes encaminhados ao Pronto Atendimento Médico do HU, bem como daqueles encaminhados à Santa Casa e Hospital Regional no mesmo período;
Disponibilizar um servidor para realizar conferência diária do Pronto Atendimento Médico do HU, com a finalidade de verificar nomes e senhas do SISREG dos pacientes. Top Mídia News