O Facebook anunciou novas medidas para fortalecer o combate contra notícias falsas na rede social. Após um ano e meio de pesquisa, a companhia informou que enfim está aplicando providências de retirada de contas falsas, anunciando ainda colaboração com agências de checagem de fatos e a promoção de iniciativas de educação para a mídia.
A rede social já ampliou o seu programa de verificação de fatos para 14 países, incluindo o Brasil, com estimativa de inclusão de novos lugares ainda neste ano. Com verificadores de certificados, o volume de publicações falsas pode ser reduzido em uma média de 80%, segundo a companhia.
O Facebook está investindo para ampliar a checagem de conteúdos também de fotos e vídeos a mais quatro países. Estão inclusas na análise imagens que possam ter sido manipuladas ou retiradas de contexto.
A rede social faz uso de classificações de verificadores de fatos para a identificar fontes de notícias falsas e, em seguida, a distribuição do conteúdo é reduzido como forma de penalização, removendo a capacidade de gerar receita.
O Facebook também anunciou em abril deste ano uma nova atitude para pesquisas independentes sobre a função das redes sociais nas eleições e outros assuntos relacionados à democracia. Agora, um grupo está sendo contratado para colocar o trabalho em prática.
Canaltech