Começa operação de resgate de meninos presos em caverna

Começa operação de resgate de meninos presos em caverna - Crédito: Divulgação / Marinha Tailandesa / via AFP Photo

Crédito: Divulgação / Marinha Tailandesa / via AFP Photo

Tailândia começou na madrugada deste domingo (8) – horário no Brasil, manhã na Tailândia – a operação de resgate dos 12 meninos de 11 a 16 anos e seu treinador de futebol, presos em uma caverna inundada no distrito de Chiang Rai desde o dia 23 de junho.

Veja como será a operação:

Operação de resgate começou às 10h (no horário local, madrugada no Brasil).
Eles serão retirados em quatro grupos – um com quatro pessoas e os outros com três.
Cada menino será acompanhado por dois mergulhadores e usará máscara facial para passar por trechos inundados. Uma corda ajudará a guiar o grupo.
O percurso do local onde os meninos estão até a entrada da caverna deve levar ao menos cinco horas.
Resgate pode durar até quatro dias.

O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, informou que 18 mergulhadores, sendo 13 especialistas internacionais e cinco tailandeses experientes, entraram na caverna Tham Luang e iniciaram a jornada de cerca de 6 horas até o grupo, que está isolado a cerca de 4 km da entrada da montanha.

Toda a operação, considerada complexa e perigosa, pode durar até 4 dias.

A viagem de volta deve iniciar com quatro garotos, informou o “Bangkok Post”‘. Depois, segundo a publicação, dois grupos com três meninos vão deixar a galeria subterrânea. Por último, mais dois garotos e o treinador serão levados para fora. O primeiro grupo deve sair da caverna até à noite, no horário tailandês.

O governo tailandês publicou um gráfico detalhando como cada criança será resgatada. Dois mergulhadores acompanharão cada menino, que usará máscara facial enquanto são guiados pelas passagens por uma corda. Nos trechos estreitos, os mergulhadores soltarão o tanque de suas costas enquanto guiam o garoto.

Como são 18 mergulhadores no interior da montanha, presume-se que alguns desses especialistas farão mais de uma viagem. O governo não explicou essa ação.

A operação não é só submersa nas águas que inundaram a galeria. Com o bombeamento constante de água para fora da montanha, pontos antes totalmente inundados podem ser feitos caminhando, afirmou o governador Narongsak Osatanakorn.

Equipes médicas estão se preparando há três dias para receber o grupo.

G1

 

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário