Uma empresa com sede em Maringá (PR) foi autuada neste domingo (6) em R$ 50 mil pelo derramamento de etanol e contaminação de solo, vegetação e córrego à margem da BR-158, em Cassilândia. A autuação ocorreu em função de um acidente nesta manhã com uma carreta bitrem, que estava carregada com o combustível, no km 7 da rodovia.
O tombamento da carreta afetou a tampa e parte de um dos tanques e houve derramamento do etanol. O produto escorreu pelo asfalto e atingiu a vegetação, contaminando o solo e o córrego Ritinha. O motorista que ficou ferido foi socorrido ao hospital.
A PMA confeccionou um auto de infração em função dos danos ambientais e aplicou multa de R$ 50 mil. Os responsáveis poderão responder por crime culposo de poluição, cuja pena é de seis meses a um ano de detenção.
A empresa foi notificada a realizar a remoção do material considerado contaminante e altamente periogo, bem como a recuperação da área degradada. A ação da empresa deverá ser apresentada em até cinco dias, para que os documentos e seus resultados sejam encaminhados ao Ministério Público, depois de vistoria, para constatação da recuperação. Campo Grande News