Ferrovia TransAmericana passará por Três Lagoas e mais três cidades de MS

Mapa do traçado da ferrovia TransAmericana, que passará por Mato Grosso do Sul, de acordo com projeto da empresa Rumo

 Mapa do traçado da ferrovia TransAmericana, que passará por Mato Grosso do Sul, de acordo com projeto da empresa Rumo – Divulgação/Assessoria

A Ferrovia TransAmericana que vai  ligar o porto da cidade de Ilo, no Peru, ao Porto de Santos (SP), entrará no Brasil por Corumbá, seguindo por Campo Grande, Ponta Porã e Três Lagoas. Para o Estado, o modal deve representar um encurtamento de 20 mil quilômetros de distância no trajeto marítimo de transações com o mercado asiático.

Nesta semana, aconteceu, em Brasília, a assinatura do protocolo de cooperação técnica com o Governo Alemão, que vai detalhar os parâmetros e padrões dos equipamentos a serem usados na ferrovia. A declaração conjunta de Intenção vai garantir a transferência de tecnologia alemã na recuperação da malha ferroviária, que tem 1.700 quilômetros no trecho da Malha Oeste, hoje administrada pela Rumo.

A proposta com a implantação da Ferrovia TransAmericana, é integrar as economias do Brasil e da Bolívia passando por Mato Grosso do Sul. Trata de um consórcio de empresas privadas formado pela RUMO – Malha Oeste, Ferroviária Oriental (Bolívia), Ferroviária Andina (Bolívia), Transfesa, MP Trade (China/Brasil) e a empresa Hub Intermodal Três Lagoas.

O projeto nasceu de um consórcio formado por empresas que dependem do modal e estão interessadas em operá-lo após o término do contrato com a Rumo/ ALL, conectando a Malha Oeste à Ferroviária Oriental na Bolívia e sua possível conexão com a Ferroviária Andina, ligada aos portos do Oceano Pacífico, que é a rota mais rápida para o comércio internacional de cargas partindo da América do Sul, já que apenas 18.651 quilômetros separam o porto de Ilo, no Peru, da Ásia. Por outro lado, partindo do porto de Santos pelo sul da Argentina, são percorridos 22.616 quilômetros e, via América Central, 25.918 quilômetros.

O projeto foi apresentado ao governo do Mato Grosso do Sul em dezembro do ano passado pelo coordenador do projeto da ferrovia .  E nesta semana, aconteceu a assinatura do documento de cooperação. O compromisso foi firmado pelo Brasil por meio do Ministério dos Transportes com a Alemanha, representada pelo embaixador Georg Witschel.

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário