Pelo menos 29 pessoas morreram em um ataque executado por um homem bomba próximo a um templo xiita em Cabul, capital do Afeganistão, na manhã desta quarta-feira (21). Outras dezenas ficaram feridas.
O ataque ocorre no dia em que a capital afegã comemora o feriado de Nowruz, que marca o início do Ano Novo persa. O grupo militante Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, por meio da Amaq, sua agência de notícias.
A explosão expõe a ação de grupos terroristas em Cabul, apesar do governo do Afeganistão ter prometido reforçar a segurança na cidade, após um outro atentado ter deixado mais de 100 mortos em janeiro.
Cabul estava em alerta devido ao ferido de Nowruz, com seguranças nas ruas. Mesmo assim, o homem-bomba conseguiu chegar bem próximo ao templo de Kart-e Sakhi antes da explosão, na região oeste da cidade.
“Houve uma grande explosão e eu vi muitas pessoas fugindo”, disse o afegão Sayed Omer, que estava próximo ao local no momento da explosão. As informações são da agência internacional de notícias Reuters.Midiamax