Os moradores de Ponte Alta do Tocantins, na região oeste do Tocantins, temem avanço de uma cratera e estão com medo de ter as casas engolidas ou danificadas em desabamento. O risco de acidentes é grande até na hora de sair de casa, já que crianças, adultos e idosos precisam subir e descer barrancos. “Se chover de noite tem que levantar para ficar olhando. Pode dormir não” disse uma moradora.
O problema fica no setor Sul, quase no centro da cidade e segundo os moradores, o serviço de drenagem não é eficiente. Ruas e avenidas já foram tomadas pela erosão. A cada chuva novas casas entram na área ameaçada. Uma delas está ao lado do buraco. O cenário é parecido com o de um garimpo. O problema foi mostrado pela TV Anhanguera em setembro de 2017, mas nada mudou.
O problema já se aproxima da casa de Elisângela Ribeiro. Ela tentou conter a enxurrada, mas não conseguiu e está com a casa ameaçada. “Colocamos aquele saco para vê [SIC] se desvia, por que dizem que se for no canto [da casa] cai”.
O trabalhador rural, Devanilson Moura Rodrigues disse que a situação só piora. “Nós esperamos que seja resolvido. Fomos atrás do prefeito, procuramos, mas nenhuma resposta até agora”.
A dona de casa, Regina Alves está preocupada com a família. “Está aumentando. Crescendo lá para o rumo de casa”. “Só botaram o barro e piorou, por que era areia, mas pelo menos sem buracos”, disse a dona de casa Maria Luísa.
Resposta
A Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins não deu um prazo para a solução, mas afirmou que está realizando aterros para diminuir os problemas no local. Disse ainda que aguarda a chegada de dinheiro para dar início à obras que podem evitar as erosões. G1