Perereca-de-capacete tem veneno mais potente que o da jararaca

Terra da Gente percorre florestas no litoral norte do Espírito Santo em busca do anfíbio que não representa tanto perigo ao ser humano.

A equipe do Terra da Gente vai ao litoral norte do Espírito Santo em busca de uma espécie curiosa e surpreendente: a perereca-de-capacete. O anfíbio produz um veneno mais poderoso do que de uma cobra jararaca. Trata-se da perereca-de-capacete (Aparasphenodon brunoi).

O nome popular faz referência ao formato de ossificação da cabeça, que forma uma espécie de crista óssea. Encontrar o anfíbio é um desafio para os repórteres, uma vez que na noite na floresta a única fonte de iluminação são as lanternas.

A dica para encontrá-la é ficar de olho e seguir os caminhos das bromélias, dos cactos ou ainda procurar por troncos de árvores e cipós, onde costuma viver. Com auxílio de pesquisadores, entre eles o herpetólogo Renato Gaiga, o Terra da Gente encontrou o animal.

Apesar de ter um veneno potente, capaz de matar cerca de 80 homens, a perereca-de-capacete não apresenta tanto perigo aos seres humanos. Isso porque a peçonha é injetada por meio de pequenos espinhos que a espécie possui. Como a pele do homem é grossa, o risco de o veneno ser injetado é pequeno.

A perereca-de-capacete é uma espécie muito importante para o equilíbrio ecológico, pois é um controlador natural de pragas. G1

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .

Deixe um comentário