A comunicação humana em nossa cultura atual tem se mostrado excessivamente tragada pela linguagem verbal, fazendo-nos desumanos.
Graças à democratização do uso da tecnologia na sociedade, há uma enorme quantidade de informações de pronto acesso disponível e mesmo assim a comunicação humana falha e falta, pelo simples motivo de que os homens não compreendem o dinamismo e o componente essencial do processamento comunicativo, o silêncio.
Desse modo, se é que nos comunicamos e entendemos adequadamente a mensagem expressa, tal processo só pode se tornar humano novamente, quando se for reinserido em seu ciclo a importância do elemento não verbal, visto que só assim se eliminará a interferência do repertório exagerado de informações anteriores (conhecimento) e os ruídos (erros) de percepção poderão ser perdoados.
Logo, no início era o Logos e não o Verbo…
*Samuel Lopes é colaborador convidado do Cassilândia Urgente. Se você tiver dúvidas ou quiser manter contato com o psicanalista e filósofo Samuel Lopes ou mesmo enviar sugestões, os contatos são: (67) 98120-4954
Skype: samuel_lopes
www.ipsicanalista.net