Neste domingo (26), 537.407 estudantes do ensino superior vão fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017. Eles estão matriculados em 12.815 cursos (veja a lista abaixo), de 2.072 instituições de ensino superior.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). As provas começam às 13h30. Por causa do horário de verão, e dos diferentes fusos em vigor no Brasil, há quatro variações de horário. Participantes de estados com fuso diferente ao de Brasília devem adequar o horário local ao oficial.
A prova do Enade é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área. As duas partes têm questões discursivas e de múltipla escolha. O componente de formação geral tem 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já o componente específico de cada área ou curso superior de tecnologia avaliado tem 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
O Enade avalia o desempenho dos alunos no ensino superior e é obrigatório. A cada três anos, o Ministério da Educação aplica a prova para um determinado grupo de cursos para acompanhar a evolução.
Neste ano, ele será aplicado aos estudantes concluintes para os seguintes cursos:
Bacharel nas áreas de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia, Sistema de Informação.
Bacharel ou licenciatura nas áreas de: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química.
Licenciatura nas áreas de: Artes Visuais, Educação Física, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, Pedagogia.
Tecnólogo nas áreas de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Produção Industrial, Redes de Computadores, Gestão da Tecnologia da Informação.