O Município de Chapadão do Sul completa nesta segunda-feira, 23 de outubro, 30 anos de sua emancipação política administrativa, desmembrado de Cassilândia e Paranaíba.
Foi no dia 23 de outubro que o então Governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda esteve em Chapadão do Sul, e em um almoço no Salão Paroquial, na Rua Dez, no centro da cidade, na presença do fundador da cidade, Júlio Alves Martins e várias outras lideranças, assinou a Lei de criação do Município.
Foi a lei publicada somente no dia 27 de outubro, mas em consideração ao aviador, comendador e fundador da cidade, comandante Júlio Alves Martins, a emancipação é comemorada no dia da assinatura da lei, dia em que também se comemora o Dia do Aviador.
Além de fundador da cidade, Júlio Alves Martins foi também o líder maior da Comissão de Emancipação. Foi com o seu árduo trabalho e luta contra vários interesses políticos, conseguiu a tão sonhada, na época, emancipação do Município que ele colonizou, utilizando principalmente os seus aviões.
Hoje Chapadão do Sul é um dos mais promissores municípios de Mato Grosso do Sul. As suas lavouras saíram rapidamente da monocultura da soja e diversificou sua produção, atualmente, além da soja, o milho, algodão e outras culturas de inverno, além de sua pecuária moderna de alta produtividade.
A cidade tornou-se e continua sendo um canteiro de obras. Novos bairros surgem e a sua economia é considerada uma das mais fortes de Mato Grosso do Sul, com renda percapita acima da média do Estado, assim como o seu IDH, Índice de Desenvolvimento Humano.
Para comemorar a data, a Prefeitura preparou 30 dias de comemorações. São eventos culturais, esportivos, políticos e religiosos que movimentam toda a sociedade, com ponto culminante neste 23 de outubro, começando com Missa na Matriz São Pedro Apóstolo às 08 horas.
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)