Dono de tabacaria morre após atentado a tiros; funcionário segue em estado grave na UTI

Gabriel foi uma das vítimas de uma tentativa de homicídio registrada no início da noite de quarta-feira (24)
O empresário Gabriel Rondora, proprietário de uma tabacaria localizada na Avenida Manoel Mariano, no bairro Flávio Garcia, em Coxim, não resistiu aos ferimentos provocados por disparos de arma de fogo e morreu por volta da meia-noite desta quinta-feira (25), no Hospital Regional Álvaro Fontoura.
Gabriel foi uma das vítimas de uma tentativa de homicídio registrada no início da noite de quarta-feira (24), quando dois homens chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta, invadiram o local e efetuaram diversos disparos contra ele e seu colaborador, Wellington Leandro de Castro.
Wellington permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Capital, em estado grave. Conforme informações apuradas pelo Coxim Agora, ele sofreu um ferimento na cabeça e permanece com um projétil alojado na região craniana.
Após o atentado, os autores fugiram em uma motocicleta e ainda não foram localizados. A Polícia Militar isolou a cena do crime para os trabalhos da Perícia Criminal, enquanto a Polícia Civil conduz as investigações para identificar os responsáveis e esclarecer a motivação do homicídio.
Com a morte de Gabriel Rondora, o caso passa a ser investigado como homicídio consumado e tentativa de homicídio.
Coxim Agora
Rombo de quase R$ 8 milhões: ataques hacker causam prejuízos a prefeituras em Goiás

De acordo com a Associação Goiana de Municípios, pelo menos sete cidades foram alvo de criminosos. Prefeituras tentam reaver o dinheiro junto à Caixa Econômica Federal.
Pelo menos sete prefeituras goianas foram alvo de ataques hackers nos últimos três anos, gerando prejuízos que, somados, chegam a quase R$ 8 milhões. Segundo a Associação Goiana de Municípios (AGM), as invasões aconteceram entre 2024 e 2026.
De acordo com a TV Anhanguera, as cidades afetadas e os respectivos prejuízos foram:
- Damianópolis – R$ 400 mil
- Nazário – R$ 2,8 milhões
- Santa Rita do Araguaia – R$ 1,3 milhão
- Lagoa Santa- R$ 150 mil
- Castelândia- R$ 496 mil
- Cromínia- R$ 406 mil
- Caçu- R$ 3 milhões (dos quais R$ 600 mil foram recuperados)
De acordo com a AGM, todas as contas bancárias das quais os valores foram retirados pelos hackers são da Caixa Econômica Federal. O g1 entrou em contato com o banco, solicitando informações sobre as ocorrências e as medidas tomadas posteriormente, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Em entrevista à TV Anhanguera, o prefeito de Nazário, João Batista de Oliveira (União), contou que um dia antes do ataque cibernético a prefeitura havia terminado uma obra de recapeamento.
“Quando no outro dia eu vou caçar o dinheiro para pagar, o dinheiro tinha sido hackeado”, relatou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/7/9/OPCgCeTJaJ1gTKB6aEAA/cidades-goianas-alvo-de-hackers.jpeg)
Pelo menos sete cidades goianas tiveram prejuízos após serem alvo de ataques hackers desde 2024 — Foto: Reprodução/ TV Anhanguera
O prefeito destaca que são vários os impactos do desvio da verba, como atraso de pagamento a fornecedores, compra de medicamentos e pagamento dos médicos. “E como você vai fazer para prestar contas de um dinheiro que foi desviado?”, desabafou.
A assessoria da AGM informou que houve caso de invasão tarde da noite, após as 23h. Após acessar a conta, os hackers conseguiam retirar os valores, por meio de PIX, em minutos. Em 2025, a TV Anhanguera mostrou o caso de Santa Rita do Araguaia, cujos recursos foram desviados para diversos estados por meio de 14 transações bancárias, com apenas segundos de diferença entre elas.
Segundo a AGM, no dia 9 de junho houve uma reunião de alguns prefeitos, em Brasília, com representantes da Caixa Econômica, que disseram que os casos seriam avaliados. O encontro aconteceu, a pedido dos prefeitos, no gabinete do senador Vanderlan Cardoso (PSD).
Procurada, a Polícia Federal disse que não fornece informações sobre investigações em andamento.
Por Rafaella Barros, John William, g1 Goiás e TV Anhanguera
Prefeito é preso por posse ilegal de arma durante operação que investiga fraudes em licitações

Dr. Wallison, foi preso na manhã desta quarta-feira (24)
O prefeito de São Simão, no sudoeste de Goiás, Wallison José de Freitas, conhecido como Dr. Wallison, foi preso na manhã desta quarta-feira (24) durante uma operação da Polícia Civil que investiga supostas irregularidades em contratos da área da saúde.
Segundo a corporação, duas armas de fogo foram encontradas no endereço do agente político durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Por isso, ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Em nota, a defesa de Wallisson José de Freitas informou que ainda não teve acesso integral ao procedimento policial e afirmou confiar na inocência do prefeito em relação às suspeitas de crimes contra a administração pública. Sobre a prisão em flagrante, os advogados alegam que as armas encontradas pertenciam ao pai de Wallisson, policial militar aposentado que morreu recentemente, circunstância que, segundo a defesa, será esclarecida perante as autoridades competentes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/s/p/oGhhSZQPas7P0poIBCZg/copia-de-copia-de-copia-de-padrao-foto-g1-goias-2-.jpg)
Wallison José de Freitas, prefeito de São Simão, foi preso por posse ilegal de arma de fogo durante operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (24) — Foto: Reprodução/Instagram de Dr. Wallisson Freitas
A prisão ocorreu durante a Operação Carreta Ardilosa, deflagrada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP). Ao todo, foram cumpridas 23 medidas judiciais, incluindo nove mandados de busca e apreensão nas cidades de São Simão, Alvorada do Norte, Nova Veneza e Goiânia.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação apura possíveis crimes de desvio de dinheiro público, fraude em licitação e fraude na execução de contratos administrativos relacionados à realização de exames e consultas especializadas em unidades móveis equipadas.
Segundo a corporação, há indícios de que uma empresa tenha sido contratada com direcionamento nas licitações. A apuração também aponta possível sobrepreço nos contratos e a inclusão em duplicidade de consultas e exames, que teriam sido pagos pela prefeitura.
Conforme a Polícia Civil, os valores sob suspeita somam quase R$ 1,3 milhão.
Os investigadores também apontam indícios de inexecução contratual, uma vez que serviços oftalmológicos pagos pelo município não teriam sido efetivamente prestados.
O que diz a defesa
Em nota, a defesa de Wallisson José de Freitas informou que ainda não teve acesso integral ao procedimento policial e, por isso, não conhece detalhadamente os elementos que fundamentaram a investigação.
Sobre a prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo, a defesa alegou que as armas encontradas pertenciam ao pai de Wallisson, policial militar aposentado que morreu recentemente, circunstância que, segundo os advogados, será comprovada perante as autoridades competentes.
A defesa declarou ainda que confia na Justiça e que a apuração dos fatos deverá respeitar a presunção de inocência garantida pela Constituição Federal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/A/f/8qB8orQJOg2pVXcldLAg/copia-de-copia-de-copia-de-padrao-foto-g1-goias-3-.jpg)
Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão durante a Operação Carreta Ardilosa, que investiga supostas fraudes em contratos da saúde em São Simão e outras cidades de Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás
Por Bárbara França, g1 Goiás
Golpe de falso leilão de veículos usa nome da Justiça para enganar vítimas
Criminosos divulgam anúncios fraudulentos e induzem vítimas a fazer pagamentos em plataformas falsas
Segundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, criminosos estão usando o nome da instituição para dar aparência de credibilidade a plataformas fraudulentas que oferecem veículos a preços atrativos.
Nos anúncios, os golpistas indicam endereços inexistentes ou sem qualquer ligação com o Judiciário, além de direcionarem as vítimas para sites falsos, onde são feitos cadastros, lances e até pagamentos.
A orientação é que interessados confirmem todas as informações antes de participar de qualquer leilão. Os leilões oficiais seguem regras específicas e são realizados apenas por profissionais credenciados, com divulgação em canais oficiais.
A recomendação é acessar diretamente os canais institucionais para verificar a lista de leiloeiros autorizados e os leilões em andamento.
Antes de qualquer pagamento ou envio de dados pessoais, é fundamental checar a veracidade das informações. O cuidado pode evitar prejuízos e ajudar a combater esse tipo de golpe.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Copa 2026: jogos desta quinta-feira definem grupos D, E e F
D, E e F Alemanha e EUA entram em campo já classificados para a segunda fase
A Copa do Mundo 2026 terá, nesta quinta-feira (25), a terceira e última rodada da fase de grupos para as seleções dos grupos D, E e F. Seis partidas serão disputadas ao longo do dia.

Como previsto no regulamento, os jogos de cada chave ocorrem simultaneamente, evitando favorecimento a equipes com base em resultados anteriores.
As primeiras partidas são pelo Grupo E, às 17h, com o Equador enfrentando a Alemanha, em Nova Jersey, e Curaçau contra Costa do Marfim, na Filadélfia.
Às 20h, serão os confrontos finais do Grupo F. O Japão terá pela frente a Suécia, em partida disputada na cidade de Dallas. A outra partida do grupo será entre Tunísia e Holanda, em Kansas City.
Por último, jogam pelo Grupo D, Turquia e Estados Unidos, em Los Angeles, e Paraguai e Austrália, em São Francisco.
Jogos desta quinta-feira (horário de Brasília):
17h – Equador x Alemanha (Grupo E)
17h – Curaçau x Costa do Marfim (Grupo E)
20h – Japão x Suécia (Grupo F)
20h – Tunísia x Holanda (Grupo F)
23h – Turquia x Estados Unidos (Grupo D)
23h – Paraguai x Austrália (Grupo D)
Grupo E
Alemanha – 6 pontos; saldo de gols: 7
Costa do Marfim – 3 pontos; saldo de gols: 0
Equador – 1 ponto; saldo de gols: -1
Curaçao – 1 ponto; saldo de gols: -6
Resultados das duas primeiras rodadas
1ª rodada
Alemanha 7 x 1 Curaçao
Costa do Marfim 1 x 0 Equador
2ª rodada
Alemanha 2 x 1 Costa do Marfim
Equador 0 x 0 Curaçao
Agencia Brasil
Vini Jr. brilha e Brasil se classifica em 1º com 3×0 sobre a Escócia

Seleção tem melhor atuação na competição e garante a ponta do Grupo C
O Brasil, enfim, desencantou na Copa do Mundo. Nesta quarta-feira (24), a seleção verde e amarela derrotou a Escócia por 3 a 0, em Miami, pela terceira e última rodada do Grupo C.

Após um empate com o Marrocos na estreia, por 1 a 1, e uma vitória com altos e baixos sobre o Haiti, por 3 a 0, a equipe de Carlo Ancelotti teve sua melhor atuação até o momento. De quebra, garantiu o primeiro objetivo do Mundial, que era terminar o grupo na liderança, com sete pontos.
A Escócia, com três pontos e saldo negativo de dois gols, aguarda a sequência da fase de grupos para saber se avança como um dos oito melhores terceiros colocados, o que seria inédito para o país.
Principal nome do Brasil na Copa, Vinícius Júnior voltou a brilhar, balançando as redes pelo terceiro jogo seguido na competição. Algo que apenas outros quatro jogadores fizeram na história da seleção nacional: Jairzinho (1970), Romário (1994), Ronaldo e Rivaldo (ambos em 2002). Coincidentemente, todos eles campeões mundiais.
Com os dois gols desta quarta, o camisa 7 foi a quatro nesta Copa e entrou na briga pela artilharia. O também atacante Lionel Messi, da Argentina, é quem lidera, com cinco gols. Além disso, ele teve participação direta em seis dos sete gols do Brasil no Mundial.
A partida marcou, ainda, o retorno de Neymar. Recuperado de uma lesão grau dois na panturrilha direita, o atacante entrou na etapa final e esteve em campo por cerca de 20 minutos. Foi o primeiro jogo dele pela seleção canarinho desde 17 de outubro de 2023. O camisa 10 estava sem atuar há mais de um mês.
![]()
Próxima fase
O primeiro lugar da chave assegura ao time brasileiro, se for até a final, estar sempre nos Estados Unidos. Com isso, a delegação pode seguir baseada em Nova Jersey, onde está reunida desde antes da Copa, evitando maiores deslocamentos e facilitando a logística e a recuperação dos atletas.
Na fase de 16 avos de final, a seleção canarinho terá pela frente o segundo colocado do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Suécia e Tunísia. A partida será na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.
O adversário será conhecido nesta quinta-feira (25), em jogos que iniciam às 20h (horário de Brasília). Os holandeses, que lideram a chave, encaram os já eliminados tunisianos em Kansas City. Os japoneses, em segundo, enfrentam os suecos em Dallas.
Baila, Vini!
O Brasil foi a campo com Rayan na ponta direita, na vaga de Raphinha, com uma lesão na coxa direita. Na Escócia, o técnico Stephen Clark fez quatro alterações em relação ao time que perdeu para o Marrocos, por 1 a 0. O zagueiro Scott McKenna, o meia Kenny McLean e os atacantes Ben Gannon-Doak e Lawrence Shankland entraram nos lugares de Grant Hanley, Kieran Tierney, Ryan Christie e Che Adams.
Ao contrário dos jogos anteriores, a seleção brasileira não sofreu para abrir o placar. Logo aos seis minutos, a Escócia tentou sair jogando na pequena área, mas Rayan, ligado, desarmou McKenna. A bola sobrou nos pés de Vinícius Júnior, que driblou o goleiro Angus Gunn e mandou para as redes.
Dominando as ações, mesmo com a posse de bola escocesa maior, o Brasil quase ampliou aos 21. “Quase”, porque o que seria o segundo gol de Vinícius Júnior foi anulado. O atacante se antecipou a Jack Hendry, tomou a bola do zagueiro e bateu na saída de Gunn. Apesar de o defensor sequer reclamar, o árbitro César Ramos reviu a jogada no vídeo e entendeu que houve falta do camisa 7 canarinho, invalidando o lance.
Se, inicialmente, sentiu a melhora da Escócia após o gol anulado, o Brasil, aos poucos, recuperou a postura do começo da partida. Aos 44, Vinícius Júnior recebeu de Rayan na área, pela direita, cruzou rasteiro, e o atacante Matheus Cunha completou. A bola desviou no meia Lewis Ferguson e na perna de Gunn, saindo pela linha de fundo, à esquerda da trave.
Matheus Cunha marca em jogo contra a Escócia – REUTERS/Amanda Perobelli/Proibida reprodução
A pressão verde e amarela surtiu efeito pouco depois. Nos acréscimos, aos 47 minutos, o Brasil retomou a posse em um carrinho de Matheus Cunha na entrada da área pela direita. A bola chegou no volante Bruno Guimarães, que cruzou na medida para Vinícius Júnior, livre, cabecear para as redes e marcar o segundo dele no jogo e o quarto na Copa.
O terceiro gol não ocorreu antes do intervalo graças a grande defesa de Gunn. Três minutos após a seleção brasileira ampliar o placar, o meia Lucas Paquetá lançou para Rayan, que escapou do lateral Andy Robertson e chutou rasteiro, na saída do goleiro, que desviou para escanteio.
Neymar de volta
A Escócia tentou se lançar ao ataque no segundo tempo. Aos quatro minutos, Alisson foi obrigado a trabalhar pela primeira vez, ao defender uma cabeçada do meia Scott McTominay, após cruzamento de Kieran Tierney, pela esquerda. Em duas oportunidades, Shankland tentou forçar quedas na área, buscando algum pênalti, em divididas com o zagueiro Gabriel Magalhães, sem sucesso.
O Brasil não se intimidou e aproveitou os espaços deixados pelos avanços escoceses para se aproximar do gol. Aos 14 minutos, o volante Casemiro lançou Bruno Guimarães, que ganhou da marcação, dominou na entrada da área e rolou para Matheus Cunha, que apareceu de surpresa e chutou no canto esquerdo de Gunn para marcar o terceiro dele na Copa ─ e o terceiro da seleção canarinho na partida.
Neymar voltou a atuar pelo Brasil após lesão na panturrilha – REUTERS/Amanda Perobelli/Proibida reprodução
Com a boa vantagem, Ancelotti fez as primeiras mudanças, com Fabinho substituindo Casemiro – que estava pendurado e poderia ficar suspenso do mata-mata em caso de cartão amarelo ─ e o atacante Gabriel Martinelli na vaga de Lucas Paquetá. A entrada mais esperada pelos torcedores, porém, veio aos 30 minutos: Neymar, que foi a campo no lugar de Matheus Cunha.
Três minutos depois, Neymar quase emplacou a primeira assistência na Copa, ao encontrar Vinícius Júnior em boa condição na área pela esquerda. O camisa 7 chutou, mas parou no goleiro. Aos 35, foi a vez do atacante do Real Madrid (Espanha) receber um cruzamento rasteiro do lateral Danilo pela direita, mas a conclusão saiu rente à trave direita.
Nos minutos finais, a Escócia fez um último esforço para diminuir o prejuízo no saldo, mas parou em Alisson. No fim, festa brasileira de um lado, tensão do outro, já que os escoceses terão de aguardar mais uns dias para saber se estarão ou não na próxima fase.
Marrocos em 2º
Na partida que ocorreu simultaneamente a Brasil e Escócia, Marrocos venceu o Haiti por 4 a 2, de virada, em Atlanta. O resultado assegurou a classificação dos Leões do Atlas (como são conhecidos os africanos), mas os deixou em segundo lugar no Grupo C, atrás da seleção brasileira, apesar dos mesmos sete pontos, pelo saldo de gols (seis a três para o time canarinho). Eles terão pela frente o líder do Grupo F na próxima fase.
Os atacantes Ismael Saibari, Soufiane Rahimi e Gessime Yassine e o lateral Achraf Hakimi marcaram para a seleção marroquina. A equipe caribenha, que se despediu zerada da Copa, balançou as redes com Wilson Isidor e um gol contra assinalado para o goleiro Yassine Bono, após finalização de calcanhar do também atacante Lenny Joseph. Agencia Brasil
Cassilândia: Homem é preso após ameaçar companheira com facão na frente do filho

Homem é preso após ameaçar companheira com facão na frente do filho em Cassilândia
Um homem de 24 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar na tarde do último sábado (20), após ameaçar a companheira, de 19 anos, com um facão durante um episódio de violência doméstica em Cassilândia.
A ocorrência foi registrada por volta das 13h22, na Rua Manuel F. de Freitas. De acordo com informações repassadas pelo sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, o autor estava em visível estado de embriaguez e bastante alterado no momento dos fatos.
Segundo relato da vítima aos policiais, o agressor passou a insultá-la por suspeitar de uma suposta traição. A jovem informou que estava com o filho do casal, de aproximadamente um ano de idade, no colo quando foi obrigada pelo companheiro a se sentar.
Ainda conforme o depoimento, o homem afirmou que mataria a mulher e também seus familiares. Para reforçar as ameaças, ele utilizou um facão com cerca de 30 centímetros de lâmina.
A vítima revelou ainda que havia sido agredida fisicamente no dia anterior, quando sofreu puxões de cabelo, mas não procurou ajuda nem registrou denúncia por medo.
Após ser acionada, a guarnição da Polícia Militar foi até o local, realizou a prisão em flagrante do suspeito e apreendeu a arma branca utilizada nas ameaças.
O caso foi encaminhado às autoridades competentes e deverá seguir os procedimentos previstos na Lei Maria da Penha. O Correio News
Morte de Grazielle Machado teria sido causada por infecção por salmonella

Ex-deputada Grazielle Machado, filha de Londres Machado, Morre aos 46 anos.
A ex-deputada estadual Grazielle Machado morreu na madrugada desta quarta-feira (24) após dois dias internada em um hospital de Campo Grande. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas há a suspeita de que ela tenha tido uma infecção por Salmonella.
Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento, mas já se sabe que a despedida será na Capital e o enterro em Fátima do Sul.
Morte de Grazielle Machado
A ex-deputada estadual Grazielle Machado morreu na madrugada de 24 de junho de 2026. Ela esteve internada por dois dias e não resistiu a uma infecção generalizada.
Filha do deputado estadual Londres Machado (PP) e da ex-prefeita de Fátima do Sul Ilda Salgado, Grazielle era publicitária. Foi professora e diretora da revista Ímpar.
Tentou voltar à Câmara em 2024, mas ficou na suplência. Atualmente, era assessora na Secretaria de Estado da Casa Civil de Mato Grosso do Sul. Grazielle deixa marido e dois filhos.
O Correio News
Ministério Público instaura inquérito civil para apurar atendimento de Banco em Cassilândia
Procedimento investiga possível irregularidade no atendimento ao público na agência do Banco Bradesco S.A. no município; inquérito está disponível para consulta pública
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Cassilândia instaurou o Inquérito Civil nº 06.2026.00000252-0 para apurar possível irregularidade no atendimento ao público da agência do Banco Bradesco S.A. em Cassilândia (MS).
O procedimento foi aberto pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e está registrado no sistema SAJ/MP, podendo ser consultado pela internet ou presencialmente na sede da Promotoria, localizada na Rua Sebastião Martins da Silva, nº 800, Bairro Alto Izanópolis.
Segundo a portaria de instauração, o objetivo é reunir elementos de informação para verificar eventuais falhas no atendimento ao público na agência bancária. O inquérito está aberto à participação de terceiros interessados no fornecimento de informações.
O caso tramita sob sigilo administrativo inicial e não há, até o momento, conclusão sobre eventuais responsabilidades.
Fonte: Jornal MS Todo Dia
Crianças de 10 e 11 anos furtam 6 comércios, casa e levam até quadriciclo

Parte dos objetos furtados em comércios e em uma residência foi recuperada pela polícia (Foto: Idest)
Duas crianças, de 10 e 11 anos, foram apreendidas neste domingo (21), em Sonora (MS), suspeitas de invadir e furtar seis estabelecimentos comerciais e uma residência.
Os dois foram localizados durante diligências nas proximidades do Balneário Pôr do Sol. No momento da abordagem, as crianças estavam com um quadriciclo furtado, que teria sido usado para arrombar o portão da empresa de onde o veículo foi levado.
A sequência de furtos começou ainda durante a madrugada. De acordo com as informações policiais, foram levados uma máquina de cartão de crédito, cinco notebooks, quatro varas de pesca, um soprador, uma caixa de som, um copo térmico, celulares, fitas isolantes, nove sabonetes, seis frascos de body splash, três perfumes e três desodorantes.
Parte dos objetos furtados foi recuperada pela Polícia Civil. Os produtos estavam escondidos na caçamba de uma Saveiro estacionada na entrada da cidade.
Após a apreensão, as crianças foram encaminhadas ao Hospital Municipal para exames médicos. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou a ocorrência.
Na sequência, os dois foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Sonora, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.
Campo Grande News
Cassilândia: Homem é preso após ameaçar companheira com facão na frente do filho

Segundo relato da vítima aos policiais, o agressor passou a insultá-la por suspeitar de uma suposta traição.
Um homem de 24 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar na tarde do último sábado (20), após ameaçar a companheira, de 19 anos, com um facão durante um episódio de violência doméstica em Cassilândia.
A ocorrência foi registrada por volta das 13h22, na Rua Manuel F. de Freitas. De acordo com informações repassadas pelo sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, o autor estava em visível estado de embriaguez e bastante alterado no momento dos fatos.
Segundo relato da vítima aos policiais, o agressor passou a insultá-la por suspeitar de uma suposta traição. A jovem informou que estava com o filho do casal, de aproximadamente um ano de idade, no colo quando foi obrigada pelo companheiro a se sentar.
Ainda conforme o depoimento, o homem afirmou que mataria a mulher e também seus familiares. Para reforçar as ameaças, ele utilizou um facão com cerca de 30 centímetros de lâmina.
A vítima revelou ainda que havia sido agredida fisicamente no dia anterior, quando sofreu puxões de cabelo, mas não procurou ajuda nem registrou denúncia por medo.
Após ser acionada, a guarnição da Polícia Militar foi até o local, realizou a prisão em flagrante do suspeito e apreendeu a arma branca utilizada nas ameaças.
O caso foi encaminhado às autoridades competentes e deverá seguir os procedimentos previstos na Lei Maria da Penha.
O Correio News
Cassilândia Urgente: Reforma da Avenida Juracy Lucas custará R$ 1.541.289,16
As obras de reforma e revitalização da Avenida Juracy Lucas terão um custo estimado pela Prefeitura Municipal de Cassilândia de R$ 1.541.289,16.
A previsão é que a obra estará concluída em seis meses.
Com custo nada modesto, espera-se que a reforma esteja concluída no prazo prometido de 180 dias e que seja diferente do que vem ocorrendo com a reforma da sede da Prefeitura prometida para ser concluída em julho do ano passado e continua em ritmo de tartaruga até hoje.
Esperamos também que a reforma seja feita com qualidade melhor do que o mal sucedido serviço de tapa buraco espalhado pela cidade.
Confira as imagens.

Brasil no mata-mata: veja dias e horários caso a Seleção avance

Caso avance em primeiro lugar do Grupo C, jogo dos 16-avos será em horário comercial
O Brasil enfrenta seu último adversário da fase de grupos da Copa do Mundo nesta quarta-feira (24). Às 19h (de Brasília), a Seleção Brasileira entra em campo contra a Escócia e caso avance para a próxima fase em primeiro lugar do Grupo C, jogará em horário comercial.
Na fase inédita, intitulada 16-avos, o Brasil pode ter diferentes adversários a depender de sua colocação na chave. O horário dos jogos também varia de acordo com o confronto que terá pela frente.
A Seleção Brasileira lidera o grupo com quatro pontos e depende apenas de si para avançar como líder da chave.
Veja cenários dos jogos do Brasil na Copa
Brasil passa em 1º lugar
- 2ª fase: 29 de junho (segunda), às 14h
- Oitavas de final: 5 de julho (domingo), às 17h
- Quartas de final: 11 de julho (sábado), às 18h
- Semifinal: 15 de julho (quarta), às 16h
- Final: 18 de julho (sábado), às 18h
Brasil passa em 2º lugar
- 2ª fase: 29 de junho (segunda), às 22h
- Oitavas de final: 4 de julho (sábado), às 14h
- Quartas de final: 9 de julho (quinta), às 17h
- Semifinal: 14 de julho (terça), às 16h
- Final: 18 de julho (sábado), às 18h
-
Brasil passa em 3º lugar
Na possibilidade da Seleção passar em terceiro lugar na chave, a data de cada confronto do mata-mata seria definida conforme a posição entre os melhores terceiros colocados.
- 2ª fase: 30 de junho (terça), às 18h ou 22h
CNN Brasil
Lions Clube de Cassilândia empossa nova diretoria

Lions Clube de Cassilândia empossa nova diretoria
O Lions Clube de Cassilândia realizou neste final de semana a solenidade de posse de sua nova diretoria, consolidando um ciclo de renovação para a entidade que completa 34 anos de atuação ininterrupta em benefício da comunidade cassilandense. O evento marcou a transição de liderança de Marcos Antônio Peres Mata, para a nova presidente, Cássia Regina Calça. A nova composição da diretoria para o próximo período é formada pelos seguintes membros:
- Presidente: Cássia Regina Calça.
- Ex-presidente Imediato: Marcos Antônio Peres Mata.
- 1º Vice-presidente: Demilto Camilo Silva.
- 2º Vice-presidente: Norton Borges Rezende.
- 1ª Secretária: Maria de Fátima Martins.
- 2º Secretário: Nelmi Lourenço Garcia.
- 1º Tesoureiro: Marcelo Leonel Toledo.
- 2º Tesoureiro: Luís Antônio Leonel.
- Diretora Social: Daniela Roberta Pereira Lata.
- Diretor de Quadro Associativo: Ulysses Fernandes Magalhães.
- Diretor de Patrimônio: João Teixeira Martins.
- Assessor de Serviços: Edson de Lima Bobadilha.
- Assessor de Comunicação e Marketing: Marco Antônio Peres Mata.

Durante o anúncio no programa Rotativa no Ar, destacou-se a importância do trabalho voluntário realizado pelos “leões” e “domadoras”, que há mais de três décadas desenvolvem serviços essenciais para Cassilândia. Os apresentadores reforçaram que a rádio permanece à disposição da nova diretoria para continuar divulgando as ações sociais e projetos da entidade. O Correio News’
Cassilândia: Condutor embriagado se envolve em acidente de trânsito e é preso pela Polícia Militar
Nessa sexta-feira (24/05), às 18h, policiais militares da 2ª Companhia de Cassilândia, subunidade integrante do 13° Batalhão de Polícia Militar, efetuaram a prisão de homem de 47 anos por conduzir embriagado veículo automotor e causar lesão corporal culposa em mulher de 20 anos, ao se envolver em acidente de trânsito.
Os policiais militares foram solicitados a comparecerem à rua Acyr Barbosa Sandoval, onde teria ocorrido um acidente de trânsito envolvendo um automóvel e uma motocicleta.
Ao chegarem ao local os policiais identificaram uma mulher de 20 anos caída ao solo, com fratura no fêmur, sendo que de acordo com a vítima e testemunhas, o acidente teria sido decorrente de uma colisão frontal entre uma Honda Biz conduzida pela vítima e um veículo GM Corsa conduzido por um homem de 47 anos.
A vítima foi encaminhada por uma ambulância à Santa Casal local e, durante entrevista ao outro envolvido, os policiais militares notaram que este apresentava visíveis sinais de embriaguez. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao autor por conduzir veículo automotor embriagado e lesão corporal culposa, sendo encaminhado à delegacia de polícia civil para as demais providências legais.
13º Batalhão de Polícia Militar – Polícia e comunidade unidas pela garantia da paz e da tranquilidade social!
Assessoria de Comunicação do 13º BPM
Homem agride esposa após discussão por venda de berço no Laranjeiras

Imagem ilustrativa gerada com auxílio de inteligência artificial (Fonte: Cassilândia Notícias)
Na noite de segunda-feira, 22 de junho, por volta das 19h53, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal decorrente de violência doméstica na Rua Odílio Ferreira dos Santos, no Jardim Laranjeiras. Uma jovem de 22 anos relatou que, durante uma conversa com seu marido, manifestou o desejo de vender o berço de um dos filhos. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta terça-feira, 23 de junho.
Diante da afirmação, o homem, de 31 anos, iniciou uma discussão agressiva e desferiu um tapa na região da testa da vítima. Após a mulher acionar o telefone 190, o suspeito se apossou de algumas mudas de roupa e fugiu do local. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e o autor responderá pela agressão contra a esposa. Cassilândia Notícias
Conferência Municipal: Cassilândia define rumos do SUS neste dia 25 de junho


Panamá é eliminado da Copa do Mundo após 2ª derrota consecutiva

Jogadores disputam a posse da bola. (Foto: @fepafut no Twitter).
Croácia venceu o Panamá por 1 a 0 na noite desta terça-feira (23), no BMO Field, em Toronto, no Canadá, pela segunda rodada do Grupo L da Copa do Mundo. Ante Budimir marcou o gol da vitória no início do segundo tempo e eliminou a seleção panamenha, que perdeu os dois jogos que disputou no Mundial.
O resultado manteve a Croácia viva na disputa por uma vaga na próxima fase. A seleção chegou a três pontos e decidirá a classificação contra Gana, no sábado (27), às 16h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, nos Estados Unidos. No mesmo horário, o Panamá enfrenta a Inglaterra, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, apenas para cumprir tabela.
O jogo também marcou a 200ª partida de Luka Modric pela seleção croata. O meia começou como titular, participou da jogada do gol, mas teve atuação discreta e saiu aos 35 minutos do segundo tempo.
A Croácia teve mais posse de bola, mas encontrou dificuldade para criar chances claras. O Panamá assustou nos contra-ataques e chegou perto de abrir o placar no primeiro tempo. Murillo e Puma Rodríguez levaram perigo à defesa croata, mas não conseguiram superar o goleiro Livakovic.
A melhor chance croata antes do intervalo saiu aos 45 minutos. Baturina fez jogada individual na entrada da área e chutou forte. O goleiro Orlando Mosquera espalmou e evitou o gol.
O gol da vitória saiu aos nove minutos do segundo tempo. Stanisic avançou pela direita, tabelou com Pasalic e chegou à linha de fundo. Ele cruzou para a pequena área, a defesa panamenha falhou no corte, e Budimir apareceu livre na segunda trave para completar para o gol.
O Panamá reagiu aos 22 minutos e obrigou Livakovic a salvar a Croácia duas vezes. Bárcenas recebeu pela direita e finalizou forte. O goleiro espalmou para escanteio. Na sequência, Harvey cabeceou com perigo, e Livakovic fez nova defesa.
Nos minutos finais, a Croácia recuou para defender a vantagem. O Panamá pressionou, mas não conseguiu o empate. Aos 47 minutos, Murillo tentou de fora da área e voltou a assustar, sem mudar o placar.
Budimir, autor do gol, entrou no intervalo e decidiu a partida. O atacante de 34 anos defende o Osasuna, da Espanha, e é o maior artilheiro estrangeiro da história do clube. Ele nasceu em Zenica, na Bósnia e Herzegovina, e se mudou ainda bebê para a Croácia com a família durante a Guerra da Bósnia.
A Croácia busca manter a sequência de boas campanhas em Copas do Mundo. A seleção foi vice-campeã em 2018 e terminou em terceiro lugar em 2022. Campo Grande News
Aposta de MS acerta quina da Mega-Sena e leva R$ 17,9 mil

Volante de apostas da Mega-Sena. (Foto: Arquivo/Agência Brasil).
Uma aposta registrada em Campo Grande acertou cinco dezenas da Mega-Sena sorteada na noite desta terça-feira (23) e faturou R$ 17.929,48. O jogo foi realizado pelos canais eletrônicos das Loterias Caixa e ficou a um número de dividir o prêmio principal do concurso 3.022.
As dezenas sorteadas foram 2, 3, 8, 11, 17 e 22. O sorteio ocorreu no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP).
Segundo a Caixa Econômica Federal, apenas uma aposta no país acertou as seis dezenas e recebeu R$ 2.813.548,14. Outros 102 bilhetes fizeram a quina, com prêmio individual de R$ 8.964,74. No caso da aposta sul-mato-grossense, o valor foi maior porque o apostador escolheu sete números no volante.
Além da quina, Mato Grosso do Sul teve 82 apostas premiadas na quadra. Os valores variaram entre R$ 340,54 e R$ 1.702,70, conforme a quantidade de números apostados.
Campo Grande concentrou a maior parte dos ganhadores da quadra. Também houve apostas premiadas em Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Batayporã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Miranda, Mundo Novo, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Três Lagoas.
A estimativa da Caixa para o próximo concurso, que será realizado na quinta-feira (25), é de R$ 3,5 milhões. O prêmio acumulado para o sorteio especial também segue em crescimento e já soma R$ 12,9 milhões.
Campo Grande News
Cassilândia Urgente: Luciene Camargo assume nesta noite a presidência da Associação Comercial de Cassilândia
A professora e empresária Luciene Camargo é responsável por uma noite histórica em Cassilândia ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da ACEC – Associação Comercial e Empresarial de Cassilândia.
O ato ocorre na sede da entidade com a presença de dezenas de comerciantes cassilandenses.
Luciene Camargo leva para a ACEC sua experiência como gestora do Colégio Geração e Universidade Anhanguera.
Confira a foto feita por Luiz da Gazeta.

Mesa diretora da ACEC
‘Não estava preparada’: família lamenta morte de idoso após cair de ônibus

Roberto Pupo morreu após bater a cabeça enquanto descia de um ônibus – Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Familiares e amigos lamentaram a morte de Roberto de Jesus Pupo, de 66 anos, que morreu na noite de segunda-feira (22). Roberto morreu após sair de um ônibus coletivo, cair e bater com a cabeça no chão. Ele foi socorrido e encaminhado para a Santa Casa, onde não resistiu.
Nas redes sociais, familiares lamentaram a morte de Roberto. Entre muitas publicações, algumas mudaram a foto de perfil para uma imagem de luto, simbolizando um momento de dor pela partida do idoso.
Nos comentários, muitos se solidarizaram com os familiares, prestando condolências. Uma irmã de Roberto publicou um texto emocionante em que descreve a relação entre os dois. “Não estava preparada para lhe dizer adeus, meu querido irmão Roberto Jesus Pupo […] Saber que não receberei mais suas mensagens de bom dia, que não ouvirei sua voz dizendo que nos amava deixa em minha vida um silêncio e um vazio difíceis de explicar”, escreveu.
Na mensagem, a mulher relata como Roberto era carinhoso ao demonstrar amor pela família. Nos comentários da publicação, diversos internautas desejaram força à família.
Queda do ônibus
Roberto morreu ao cair enquanto descia de um ônibus do transporte coletivo de Campo Grande na tarde de segunda-feira (22). Ele estava internado na Santa Casa.
Na ocasião, o idoso teria batido a cabeça no chão e apresentado sangramento. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.
A família autorizou a doação de órgãos e foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência. O caso foi registrado como morte decorrente de fato atípico.
Midiamax
Ex-governador Marcelo Miranda será velado na Alems nesta quarta-feira

Ex-governador Marcelo Miranda (Reprodução, Alems)
O velório do ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda, de 87 anos, acontecerá na Alems (Assembleia Legislativa de MS), na quarta-feira (24). O ex-político e avô do deputado estadual João Henrique Catan (Novo) morreu nesta terça-feira (23).
Segundo familiares, o ex-governador enfrentava problemas renais crônicos há anos e teve o quadro de saúde agravado recentemente após complicações de uma pneumonia. Por respeito e luto, a Casa de Leis está com suas bandeiras hasteadas a meio mastro. A Mesa Diretora também declarou luto oficial de três dias.
O velório será aberto ao público e começa às 8h. Natural de Belo Horizonte (MG), Marcelo Miranda Soares foi eleito prefeito de Campo Grande em 1976, nomeado governador do Estado de Mato Grosso do Sul no período de 1979 a 1980, eleito senador da República em 1982 e assumiu novamente o cargo de governador, em pleito direto ocorrido em 1986, para mandato no período de 1987 a 1990.
Ele veio para MS na década de 1970 para trabalhar na construção da Usina Hidrelétrica de Jupiá, em Três Lagoas.
Nomeado governador
Quando Marcelo Miranda assumiu o governo, em 30 de junho de 1979, MS vivia um momento conturbado. Poucos dias antes, o então governador Harry Amorim Costa havia sido exonerado pelo presidente da República, João Batista Figueiredo, deixando vago o cargo máximo do Executivo estadual.
A solução para a crise institucional passou pela própria Assembleia. Em 13 de junho de 1979, o Parlamento realizou sua primeira sessão extraordinária — antes mesmo da primeira sessão ordinária — para comunicar oficialmente aos deputados a exoneração do governador e definir os procedimentos legais necessários para garantir a continuidade administrativa do Estado.
Primeiro mandato
Amparado pelo artigo 55 da Constituição Estadual, que havia entrado em vigor poucas horas antes, Londres Machado permaneceu à frente do Executivo por pouco mais de duas semanas. O período de interinidade chegou ao fim em 29 de junho.
Midiamax
Dívidas podem ter motivado sequestro de jovem abandonado em área de mata

Vista aérea de Ladário. (PML, Divulgação)
Um rapaz, de 25 anos, foi sequestrado por homens encapuzados e abandonado em uma área de mata em Ladário, a 426 km da Capital. A vítima, moradora de Campo Grande, foi encontrada no fim da tarde desta segunda-feira (22) e dívidas podem ter motivado a ação criminosa.
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima foi abordada por indivíduos encapuzados no domingo (21) e levada para uma casa desconhecida na cidade. Durante todo o tempo, ele teria permanecido com o rosto coberto, não conseguindo identificar os suspeitos, tampouco falar da quantidade de pessoas envolvidas.
O rapaz teria sofrido agressões físicas, sendo posteriormente abandonado na área de mata. Ao ser questionado sobre a motivação dos fatos, ele informou que possui dívidas com algumas pessoas e acredita que elas possam estar envolvidas.
Para a polícia, um familiar disse que, por volta das 18h, recebeu uma mensagem enviada do celular da vítima com uma foto e também a localização de onde estava. Assim, foi até lá e encontrou o jovem caído na área de mata.
O familiar acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o rapaz foi encaminhado para o pronto-socorro, onde o médico plantonista informou que ele estava consciente, orientado, mas se queixava de dores abdominais e nos braços. Dessa forma, passaria por exames de imagem e permaneceria em observação.
SEBRAE Móvel chega a Cassilândia com atendimento gratuito para fortalecer pequenos negócios

Empresários, microempreendedores e quem deseja regularizar ou iniciar seu negócio terão uma oportunidade especial em Cassilândia nos dias 23 e 24 de junho. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae, promove o atendimento do SEBRAE Móvel, oferecendo orientações e serviços gratuitos voltados ao desenvolvimento empresarial.
A ação será realizada na Praça São José, das 8h às 17h (horário de Brasília), com plantão especial para abertura de MEIs, regularização empresarial, esclarecimentos sobre CNPJs e consultorias para micro e pequenas empresas.
Durante os dois dias de atendimento, empreendedores poderão receber suporte prático para organização financeira, emissão de guias, declarações e melhorias na gestão dos negócios. O objetivo é facilitar o acesso a serviços essenciais e contribuir para o fortalecimento do ambiente empreendedor no município.
O atendimento será direcionado para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), com orientações técnicas e acompanhamento especializado para auxiliar no crescimento sustentável dos empreendimentos locais.
A iniciativa integra as ações de incentivo ao empreendedorismo e reforça o compromisso de aproximar soluções e oportunidades dos empresários cassilandenses.
Os atendimentos são totalmente gratuitos.
Serviço:
Praça São José – Cassilândia
23 e 24 de junho
Das 8h às 17h (horário de Brasília)
Mais informações pelos WhatsApps: (67) 92000-3754 ou (67) 92000-3753
Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia
Cassilândia recebe Ônibus Lilás com ações gratuitas voltadas às mulheres no Junho Prata
Iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul promoverá atendimento, acolhimento e diálogos sobre o envelhecimento feminino no município
Cassilândia será uma das cidades contempladas com a passagem do Ônibus Lilás, unidade móvel do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que desenvolve ações de orientação, acolhimento e promoção de direitos para as mulheres. A atividade acontecerá no próximo dia 23 de junho, a partir das 13h, na Câmara Municipal de Cassilândia.
A ação integra a campanha Junho Prata, voltada à conscientização sobre o envelhecimento e à valorização da pessoa idosa. Durante o evento, serão realizados atendimentos gratuitos, rodas de conversa, escuta qualificada e atividades de diálogo com foco nas mulheres, abordando temas relacionados ao envelhecimento, cidadania, direitos e qualidade de vida.
O Ônibus Lilás é coordenado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas (Subsidoso) e a Secretaria de Estado da Cidadania. A iniciativa percorre os municípios sul-mato-grossenses levando informação, orientação e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público feminino.
A chegada da unidade móvel a Cassilândia representa uma importante oportunidade para que as mulheres do município tenham acesso a serviços de acolhimento e orientação, além de participarem de um espaço de troca de experiências e reflexão sobre os desafios e as potencialidades do envelhecimento.
A Prefeitura de Cassilândia convida toda a população, especialmente as mulheres, para participar da programação e aproveitar os serviços disponibilizados gratuitamente durante a ação.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia
Confira os resultados dos jogos de segunda-feira (22) na Copa
As seleções dos grupos I e J entraram em campo nesta segunda-feira (22) na Copa do Mundo de 2026.

O maior destaque foi a atual campeã, Argentina, que venceu a Áustria com placar de 2 a 0. O atacante Lionel Messi se isolou como o maior artilheiro dos Mundiais masculinos ao marcar os dois gols contra os austríacos e garantir a classificação dos argentinos para o mata-mata.
>> Veja os resultados dos jogos desta segunda-feira:
Argentina 2 x 0 Áustria (Grupo J)
A Argentina venceu a Áustria com dois gols de Lionel Messi, que se tornou o maior artilheiro de Copas. Com seis pontos, a Argentina lidera o Grupo J. Pela última rodada da fase de grupos, os hermanos voltam a jogar em Dallas, agora com a seleção jordaniana, às 23h de sábado (27).
França 3 x 0 Iraque (Grupo I)
A França venceu por 3 a 0 o Iraque, com dois gols de Kylian Mbappé. O atacante já tem 16 gols marcados em três Copas do Mundo. Os franceses assumem a liderança do grupo. O início do segundo tempo da partida foi adiado devido a tempestades, e o jogo só foi retomado após mais de duas horas.
Noruega x Senegal (Grupo I) – em andamento
Com uma vitória, a Noruega chega a seis pontos, garantindo vaga na próxima fase. O Senegal busca seus primeiros pontos, na esperança de, com uma vitória na rodada final contra o Iraque, tentar se classificar entre os oito melhores terceiros colocados.
Jordânia x Argélia (Grupo J) – em andamento
A última partida do dia será entre Jordânia e Argélia, que buscam avançar entre as oito melhores terceiras colocadas, após derrotas na primeira rodada. Agencia Brasil
Homem de 69 anos é preso em flagrante após agredir esposa

Imagem ilustrativa gerada com auxílio de inteligência artificial (Fonte: Cassilândia Notícias)
Na última sexta-feira, 19 de junho, por volta das 16h52, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na Rua Antônio de Freitas Pedrosa, na Vila Imperatriz. Uma mulher de 49 anos relatou que seu marido, de 69 anos, retornou para casa visivelmente embriagado após passar o dia fora. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta segunda-feira, 22 de junho.
De acordo com o depoimento, o autor passou a ofendê-la com palavras de baixo calão e a empurrou sobre a cama, desferindo socos contra sua face. Em um ato de defesa, a vítima lançou uma escova contra o agressor, causando um corte em seu supercílio. Diante dos fatos, a PM deu voz de prisão ao homem, que foi encaminhado à delegacia. A vítima passou por exame de corpo de delito na Santa Casa de Misericórdia antes de prosseguir com o registro da ocorrência. Cassilândia Notícias
Falta de profissionais leva MPMS a recomendar reestruturação da assistência social em Cassilândia

Município tem até 60 dias para adequar quadro de profissionais da assistência social às exigências do Suas e garantir continuidade dos serviços
A estrutura dos principais equipamentos da assistência social de Cassilândia passou a ser alvo de recomendação formal do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que orientou o município a adequar, em prazo determinado, as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) aos parâmetros exigidos nacionalmente.
A medida, expedida pela 2ª Promotoria de Justiça do município, determina que a administração municipal adote providências para recompor o quadro de profissionais responsáveis pelo atendimento à população em situação de vulnerabilidade. O documento foi elaborado após análise técnica da rede socioassistencial, com base em dados oficiais, reuniões com órgãos locais e levantamento detalhado da estrutura existente.
O principal ponto da recomendação é a constatação de que o quadro atual de servidores não atende integralmente às normas do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Segundo o diagnóstico, há indícios de defasagem na composição das equipes, especialmente quanto à presença de profissionais de nível médio, considerados essenciais para o funcionamento adequado dos serviços.
Medidas solicitadas
Diante desse cenário, o Promotor de Justiça Guilermo Timm Rocha recomendou que o Município de Cassilândia regularize a situação no prazo de até 60 dias, com base nas diretrizes da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Suas e nas resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social.
A recomendação leva em consideração o porte do município — classificado como pequeno porte II —, condição que estabelece quantitativos mínimos de profissionais para garantir a execução das políticas públicas de assistência social.
Outro eixo da medida trata da continuidade dos serviços. O Promotor de Justiça orienta que o município não apenas preencha as vagas atualmente necessárias, mas também adote mecanismos permanentes para evitar novas descontinuidades decorrentes de afastamentos, exonerações ou vacâncias. O objetivo é assegurar estabilidade no atendimento e evitar prejuízos à população usuária.
A orientação também destaca a importância da realização de concurso público para o provimento das vagas. A medida busca fortalecer a estrutura administrativa de forma permanente, em conformidade com os princípios da legalidade, impessoalidade e eficiência da administração pública.
O documento ainda estabelece obrigações de transparência e acompanhamento. O município deverá informar ao MPMS, no prazo de 10 dias úteis, se irá acatar as orientações. Em seguida, deverá apresentar relatório detalhado contendo a composição atual das equipes, as medidas adotadas para adequação, os vínculos dos profissionais e o cronograma de implementação das ações pendentes.
A recomendação ocorre em um contexto mais amplo de fiscalização da política de assistência social no município. Durante o acompanhamento, também foram identificadas dificuldades relacionadas à estrutura física dos equipamentos, à organização dos atendimentos e à articulação entre os órgãos que compõem a rede de proteção, como saúde, educação e Conselho Tutelar.
Esses fatores reforçaram a necessidade de atuação prioritária na área de recursos humanos, considerada peça-chave para o funcionamento do sistema. As equipes do Cras e do Creas atuam desde o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade até o atendimento de casos de violação de direitos, o que exige uma estrutura mínima adequada para garantir a qualidade e a continuidade dos serviços.
O acompanhamento do caso segue em curso, com foco na implementação das medidas recomendadas e nos impactos práticos dessas mudanças para a população atendida no município.
Texto: Alessandra Frazão
Foto: Banco de imagens
Revisão: Fabrício Judson
Número dos autos no MPMS: 09.2026.00001150-7
Campanha “Junho Prata” oferece mutirão de serviços nesta terça-feira
Evento acontece no dia 23 de junho, na Câmara Municipal, e abordará a proteção e a garantia dos direitos da terceira idade_
Especialista do Governo do Estado participa da programação e reforça a importância do combate à violência contra a pessoa idosa
Como parte das ações da campanha Junho Prata, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, Cassilândia receberá uma importante palestra voltada à conscientização, proteção e promoção dos direitos da terceira idade. O evento será realizado no dia 23 de junho, às 18 horas, na Câmara Municipal de Cassilândia.
A palestra terá como tema “Proteção e Garantia dos Direitos na Terceira Idade” e será ministrada por Larissa Diniz Paraguassu, jornalista e subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas de Mato Grosso do Sul. A iniciativa busca ampliar o debate sobre os direitos da população idosa, promovendo informação, conscientização e o fortalecimento das políticas públicas voltadas a esse público.
A ação integra a programação do Junho Prata, campanha que mobiliza instituições públicas e a sociedade para o enfrentamento de todas as formas de violência contra a pessoa idosa, incentivando o respeito, a dignidade e a valorização daqueles que contribuíram para a construção da comunidade.
O evento é uma realização da Câmara Municipal de Cassilândia, com apoio da Prefeitura Municipal de Cassilândia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além da parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
A participação é aberta à população e representa uma oportunidade para que familiares, profissionais da área, cuidadores e a comunidade em geral ampliem seus conhecimentos sobre os direitos da pessoa idosa e sobre a importância da construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
**Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Cassilândia*
Messi marca contra a Áustria, chega a 17 gols e se torna o maior artilheiro da história das Copas

Messi marcou seu 17º gol em Copas. (Foto: Reprodução, Fifa)
Lionel Messi escreveu mais um capítulo histórico na Copa do Mundo nesta segunda-feira (22). O camisa 10 da Argentina marcou contra a Áustria, pela segunda rodada do Grupo J, chegou a 17 gols em Mundiais e se tornou o maior artilheiro da história das Copas do Mundo.
O gol saiu aos 38 minutos do primeiro tempo, quando Facundo Medina foi acionado pela esquerda e rolou para o meio da área. Thiago Almada fez o corta-luz e Messi apareceu livre para finalizar de canhota no canto direito do goleiro Alexander Schlager, abrindo o placar para a atual campeã mundial.
A marca coloca o argentino isolado no topo da lista histórica de goleadores do torneio. Antes da partida, Messi dividia a liderança com o alemão Miroslav Klose, ambos com 16 gols. Agora, o astro argentino assume sozinho o primeiro lugar, com 17.
Pênalti perdido
O feito ganha ainda mais destaque porque aconteceu poucos minutos depois de um momento de frustração. Aos nove minutos, Messi desperdiçou uma cobrança de pênalti marcada após revisão do VAR. O argentino deslocou o goleiro austríaco, mas chutou para fora, registrando seu terceiro pênalti perdido em edições de Copa do Mundo.
Mesmo após o erro, o camisa 10 seguiu sendo o principal nome da partida. Com liberdade dada pelo técnico Lionel Scaloni, Messi tem atuado como um meia-atacante central, sem grandes obrigações defensivas. O esquema argentino favorece sua movimentação por todo o setor ofensivo, permitindo que apareça constantemente próximo da área adversária.
Disputa em aberto
Apesar da nova marca histórica, a disputa pela artilharia das Copas ainda promete fortes emoções nesta edição do Mundial. O francês Kylian Mbappé soma 14 gols em Copas do Mundo e tem demonstrado apetite para ampliar rapidamente seus números. Aos 27 anos, o atacante ainda possui idade para desafiar o recorde estabelecido pelo argentino.
Com o gol diante da Áustria, o ranking histórico dos maiores artilheiros das Copas passa a ter Messi na liderança isolada, seguido por Miroslav Klose, com 16 gols, Ronaldo Fenômeno, com 15, e Kylian Mbappé e Gerd Müller, ambos com 14.
Midiamax
Cassilândia: Homem de 69 anos é preso em flagrante após agredir esposa

Imagem ilustrativa gerada com auxílio de inteligência artificial (Fonte: Cassilândia Notícias)
Na última sexta-feira, 19 de junho, por volta das 16h52, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na Rua Antônio de Freitas Pedrosa, na Vila Imperatriz. Uma mulher de 49 anos relatou que seu marido, de 69 anos, retornou para casa visivelmente embriagado após passar o dia fora. A informação é do Sargento Magalhães, da Polícia Militar de Cassilândia, ao Programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, nesta segunda-feira, 22 de junho.
De acordo com o depoimento, o autor passou a ofendê-la com palavras de baixo calão e a empurrou sobre a cama, desferindo socos contra sua face. Em um ato de defesa, a vítima lançou uma escova contra o agressor, causando um corte em seu supercílio. Diante dos fatos, a PM deu voz de prisão ao homem, que foi encaminhado à delegacia. A vítima passou por exame de corpo de delito na Santa Casa de Misericórdia antes de prosseguir com o registro da ocorrência.
Cassilândia Notícias
Apreensão de 50 toneladas de cocaína na fronteira de MS teve apoio dos EUA e Bolivia e pode ser a maior da história do Brasil

Operação nos estados de MT e MS envolveu agentes da Receita, da PF e do Exército em colaboração com EUA e Bolívia. Droga estava em oito caminhões, escondida em cerca de 260 toneladas de madeira.
Uma operação internacional realizada neste domingo (21) levou à apreensão de uma carga suspeita de transportar dezenas de toneladas de cocaína escondidas em madeira em Mato Grosso do Sul na fronteira do Brasil com a Bolívia. A ação ocorreu em Corumbá (MS) e em Cáceres (MT) e pode resultar na maior apreensão de cocaína já registrada no Brasil.
A operação, batizada de Timber Shield, foi coordenada pela Receita Federal com apoio da Polícia Federal, Exército Brasileiro, autoridades da Bolívia e dos Estados Unidos.
Segundo a Receita, com base em ocorrências anteriores, calcula-se que entre 10% e 20% do peso da madeira possa corresponder a cocaína, com potencial para atingir de 20 a 50 toneladas da droga.
Como a droga era escondida?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/y/R/kEZ1d2RjKmPRKBfUKR9A/canva-2026-06-22t064418.789.png)
Segundo a Receita Federal, a cocaína não estava armazenada em tabletes ou pacotes, como ocorre na maioria das apreensões. Os criminosos encharcaram a madeira com a cocaína, que estava em estado líquido.
Esse método é considerado sofisticado e tem sido utilizado por organizações criminosas para dificultar a identificação da droga durante inspeções em portos, estradas e fronteiras. A técnica altera a aparência da carga e permite que a substância ilícita seja transportada junto com um produto aparentemente legal.
Segundo a Receita Federal, análises de inteligência compartilhadas por autoridades dos Estados Unidos e pela Aduana da Bolívia indicavam a possibilidade real de que a carga estivesse contaminada com cocaína. A suspeita levou ao monitoramento dos caminhões ainda na região de fronteira.
A partir dessas informações, equipes iniciaram uma fiscalização reforçada na fronteira e interceptaram oito caminhões carregados com madeira.
Do total, quatro veículos foram retidos em Corumbá (MS) e outros quatro em Cáceres (MT).
Durante as inspeções, um cão farejador demonstrou interesse excessivo na carga, reforçando as suspeitas das equipes de fiscalização e contribuindo para o aprofundamento das análises. As cargas somam aproximadamente 260 toneladas de madeira.
Testes preliminares realizados pelas equipes de perícia apontaram indícios da presença de cocaína na carga. No entanto, a confirmação definitiva ainda depende das análises laboratoriais conduzidas pela Polícia Federal, que acompanha a custódia dos caminhões e a investigação do caso.
Quantidade pode chegar a 50 toneladas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/n/W/1JN9Q0Tju3s8zVtlaXvw/whatsapp-image-2026-06-21-at-13.16.02.jpeg)
Com base em apreensões anteriores que utilizaram o mesmo método de ocultação, a Receita Federal estima que entre 10% e 20% do peso total da carga possa corresponder à cocaína.
Se a suspeita for confirmada, o volume pode variar entre 20 e 50 toneladas da droga.
Segundo a Receita, esse número colocaria a operação como a maior apreensão de cocaína da história do Brasil e uma das maiores já registradas no mundo.
Ligação com apreensão recorde no Chile
As investigações também apontam semelhanças com outras apreensões realizadas recentemente no Peru, o que reforça a suspeita de atuação de uma organização criminosa transnacional utilizando o mesmo método para transportar cocaína em grandes volumes pela América do Sul.
A suspeita é que o esquema descoberto em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso pode estar ligado a uma apreensão realizada no Chile no último dia 6 de junho.
Na ocasião, autoridades chilenas interceptaram cerca de 100 toneladas de cocaína provenientes da Bolívia utilizando exatamente o mesmo método: cocaína líquida misturada à madeira.
Informações compartilhadas pelos Estados Unidos indicam que as cargas apreendidas no Chile e no Brasil teriam saído do mesmo centro de produção localizado em território boliviano.
Qual seria o destino da droga?
De acordo com as informações obtidas durante a operação, a carga tinha como destino os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. Parte dos caminhões seguiria para Campo Grande antes da distribuição da mercadoria.
Enquanto os laudos definitivos não são concluídos, os caminhões permanecem sob vigilância das autoridades. Em Corumbá, as cargas estão armazenadas no pátio da Agesa, principal porto seco da região e importante terminal logístico e aduaneiro na fronteira com a Bolívia.
A investigação da Polícia Federal deverá identificar os responsáveis pelo transporte, os destinatários da carga e os países que receberiam a cocaína.
Investigação continua
A Polícia Federal acompanha a custódia da carga e conduz as análises que irão determinar a quantidade exata de droga transportada.
Também participaram da operação a Receita Federal, o Exército Brasileiro, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), de Mato Grosso, e as polícias técnico-científicas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Segundo a Receita Federal, as cargas permanecem sob fiscalização e não poderão retornar para a Bolívia. Os trabalhos periciais continuam para confirmar a presença da droga e determinar o volume exato apreendido.
Para as autoridades, a operação evidencia o grau de sofisticação das organizações criminosas que atuam no tráfico internacional e demonstra a importância da cooperação entre os países no combate ao crime organizado.
Fonte: Mirian Machado, G1 MS
Técnico de Escolinha de futebol é morto e corpo é encontrado em concreto dentro de geladeira

O professor de escolinha de futebol Euclides de Oliveira, de 62 anos
O caso ocorreu em Uberlândia e chamou atenção pela brutalidade. O professor de escolinha de futebol Euclides de Oliveira, de 62 anos, estava desaparecido desde 8 de junho e foi encontrado morto dentro de uma geladeira, com o corpo envolvido em concreto. A Polícia Civil investiga o crime como sequestro, tortura, homicídio e ocultação de cadáver.
O que se sabe até agora
Euclides foi retirado à força da porta de sua casa por homens que chegaram em veículos e o levaram sob ameaça. Câmeras de segurança registraram a ação.
A principal linha de investigação aponta que ele foi levado para um galpão, onde teria sido submetido a um chamado “tribunal do crime”, prática associada a facções criminosas.
O corpo foi localizado após a polícia analisar imagens de monitoramento que mostravam o transporte de uma geladeira considerada suspeita. Dentro dela, os investigadores encontraram o cadáver concretado e com sinais de queimaduras.
Segundo a investigação, integrantes do grupo criminoso acusavam Euclides de um suposto abuso sexual contra uma criança de 9 anos. No entanto, a Polícia Civil informou que não encontrou registros de ocorrência, denúncias formais ou provas que sustentassem a acusação até o momento.
A polícia identificou que, após o sequestro, suspeitos compraram materiais como cimento e areia, que teriam sido usados para ocultar o corpo.
Três pessoas já foram presas temporariamente por suspeita de participação direta no crime. Outras duas foram detidas em flagrante durante a operação policial por tráfico de drogas.
Quem era a vítima
Euclides de Oliveira era conhecido por atuar como professor e treinador em escolinhas de futebol na região. Familiares e amigos chegaram a mobilizar buscas e divulgar cartazes após seu desaparecimento.
Próximos passos da investigação
A Polícia Civil continua apurando a participação de outros envolvidos, a dinâmica exata do homicídio e a motivação do crime. Exames periciais e análises complementares devem ajudar a esclarecer todos os detalhes do caso
Araçatuba News
Homem em surto procura delegacia e diz ter cometido homicídio inexistente em Paraíso das Águas

Polícia Civil de Paraíso das Águas
Uma situação incomum mobilizou a Polícia Civil de Paraíso das Águas no final da tarde da última quinta-feira (19). Um homem em aparente surto psicológico procurou espontaneamente a delegacia do município afirmando ter cometido um homicídio. Após diligências e apurações realizadas pelas autoridades, foi constatado que nenhum crime havia ocorrido.
De acordo com o registro policial, o homem chegou à unidade descalço, sem camisa, visivelmente alterado e apresentando comportamento desorientado. Conforme relato dos policiais, ele batia insistentemente na porta da delegacia e fazia declarações desconexas, demonstrando nervosismo e medo.
Durante o atendimento, afirmou ter matado uma pessoa utilizando um pedaço de madeira e chegou a solicitar que fosse preso. Diante do estado emocional apresentado e visando preservar sua integridade física e a segurança de terceiros, os policiais decidiram mantê-lo temporariamente em uma das celas da delegacia enquanto os fatos eram apurados.
Na sequência, equipes realizaram diligências pela cidade em busca de informações que pudessem confirmar a suposta ocorrência. Também foram feitas consultas ao hospital local e à Polícia Militar. Nenhuma vítima ou situação compatível com o relato foi encontrada.
Durante as investigações, familiares do homem foram localizados e informaram que ele possui histórico de transtornos mentais e faz uso de medicação controlada. Segundo os parentes, ele estaria afastado temporariamente de suas atividades em uma propriedade rural da região e não estaria utilizando regularmente os medicamentos prescritos.
Ainda conforme a família, episódios semelhantes já ocorreram em outras ocasiões durante períodos de interrupção do tratamento médico.
A Polícia Civil também constatou que o homem já havia sido atendido anteriormente em ocorrência relacionada ao mesmo quadro de alteração comportamental, reforçando a hipótese de surto psicológico.
Após a confirmação de que não havia qualquer crime ou vítima relacionada às declarações apresentadas, a ocorrência foi registrada apenas para fins de informação e acompanhamento.
Por solicitação dos familiares, o homem permaneceu sob proteção na delegacia durante a noite e posteriormente foi entregue aos cuidados da família para continuidade do tratamento médico e retorno ao local onde reside e trabalha.
A Polícia Civil ressaltou que não houve registro de vítima, homicídio ou qualquer outro fato criminoso relacionado às declarações feitas pelo homem durante o episódio.
Com informações: BNC Notícias
Chefe do tráfico é executado em estacionamento de pizzaria

Maurilho Murer Chaves, de 36 anos, foi assassinado a tiros na noite deste domingo
Maurilho Mures Chaves, de 36 anos, apontado como chefe do tráfico na Vila Nhanhá, foi assassinado a tiros no estacionamento de uma pizzaria no bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande, na noite de domingo. Três homens aguardaram a vítima no local e efetuaram os disparos antes de fugir. Maurilho tinha sete passagens pela polícia, incluindo tráfico de drogas e porte ilegal de arma.
Conforme apurado pela reportagem, o crime ocorreu por volta das 22h30. A suspeita inicial é de que a execução tenha sido motivada por um possível acerto de contas. Maurilho seria apontado como um dos chefes do tráfico na região da Vila Nhanhá.
Leia Também
Responsável por abastecer bocas de fumo na Nhá-Nhá é preso pela Denar
A vítima foi atingida por disparos na cabeça e no tronco. Segundo informações preliminares, ao menos três homens participaram da ação. Dois deles estariam armados. O grupo teria aguardado Maurilho no estacionamento.

Parte do couro cabeludo com cabelo da vítima foi encontrado no estacionamento da pizzaria (Foto: Juliano Almeida)
Antes do crime, ele estava em um bar ao lado do local. Quando seguiu para o estacionamento, foi surpreendido pelos atiradores, que estavam em uma motocicleta e em uma Volkswagen Saveiro.
Após os disparos, os suspeitos fugiram. Maurilho caiu no estacionamento. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas a vítima morreu antes da chegada do socorro.
Na manhã desta segunda-feira, a reportagem esteve no local e encontrou marcas deixadas pela perícia no canto do estacionamento, além de vestígios do crime, como partes de um relógio quebrado, manchas de sangue, massa encefálica da vítima e partes do couro cabeludo e do cabelo.
Chefe do tráfico da Nhanhá é executado em estacionamento de pizzaria

Parte de relógio quebrado ficou espalhada no estacionamento onde Maurilho foi assassinado (Foto: Juliano Almeida)
Tráfico de drogas – Maurilho já havia sido apontado, em 2014, como responsável por abastecer bocas de fumo na Vila Nhanhá. Na época, ele foi preso pela Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico).
Segundo registro do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o homem tinha outras seis passagens pela polícia, registradas entre 2006 e 2014, por crimes como tráfico de drogas, posse de droga para consumo pessoal, violência doméstica e porte ilegal de arma de fogo.
Campo Grande News












