De crenças à fobia: Medo da sexta-feira 13 tem nome e vai além das superstições

Foto: Ilustração

Quando falamos sobre sexta-feira a primeira coisa que lembramos é do famigerado gato preto, o vilão Jason (um dos mais famosos filmes de terror) e azar. Em torno dessa data giram boatos, superstições e muitas pessoas a temem. O medo irracional das sextas-feiras 13 é considerada uma fobia, que até tem nome: triscaidecafobia.

A tal fobia da data e do número 13 não é as das mais comuns, mas afeta bastante gente, estimou o Centro de Controle do Estresse e Fobia, da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A pesquisa apontou que 21 milhões de pessoas sofram desse problema no mundo e que, apenas nos EUA, são perdidos até 900 milhões de dólares no comércio e transporte de passageiros nesse dia.

No Brasil, a maioria das fobias são encaradas como “frescura” quando na verdade são condições que se misturam com as coincidências e superstições dessa data. A cientista social Izabela Prado Ronda, explica que a sexta-feira 13 é uma construção social, histórica e, portanto, intimamente relacionada à cultura de cada povo.

Prado comenta que durante a história, nunca foi comprovado ou explicado as causas e efeitos que constroem essa data, muito pelo contrário, reforçam os preconceitos por meio das lendas e tradições que permeiam na data.

Segundo ela, a sexta-feira 13 pode ter sido ‘criada’ para impor medo sociedade por aqueles que detinham o poder. “Dentre as possíveis fontes históricas para o surgimento da ‘sexta-feira 13’ como um ‘símbolo do mal’, que a maioria delas versam sobre uma situação de dominação, na qual aqueles que detinham o poder, e o exerciam de forma indiscriminada, se sentiram de alguma forma ameaçados”.

Foto: Vinícius Costa

Posteriormente surgem as superstições, principalmente sobre o gato preto. Uma curiosidade que vale a pena ser lembrada é o fato do gato preto ser um símbolo de azar desde há muito tempo.

Há lendas que dizem que o felino preto estaria relacionado a pactos com o diabo e, por conta disso, até chegaram a ser perseguidos nos meados do século XV.

“O gato preto, por exemplo, um animal de alto prestígio na Idade Média, foi considerado pelo Tribunal da Santa Inquisição como um símbolo do mal, devido a sua cor, referência que persiste até os dias de hoje no imaginário popular, apesar de todo acesso à informação do qual dispomos”, comentou a cientista social.

Origem da data

A primeira resposta remete ao cristianismo e ao contexto da Bíblia. Para os seguidores dessa religião, o número 13 é um número amaldiçoado por ser o número exato de pessoas que estavam presentes na Última Ceia de Jesus Cristo, sendo o 13º apóstolo o traidor Judas Iscariotes. Jesus então seria crucificado pouco tempo depois, em uma sexta-feira.

Há ainda uma outra explicação popular que diz que, na numerologia, o 13 é um número rompe a barreira do “completo”. Tal característica poderia ser visto no 12, um número considerado “pleno” e “inteiro”.

A segunda suposição é de que o azar nesta data estaria relacionado à morte do deus Balder (ou Baldur), cultuado na mitologia nórdica. A cena é similar à Santa Ceia: 12 deuses foram convidados para um grande banquete no Valhala, local onde se encontram. Apenas um ficou de fora,Loki. Enraivecido por não ter sido incluído na celebração, ele causou a morte de Balder e instaurou o caos entre os demais.

Assim como no credo cristão, o décimo terceiro participante da história trouxe consigo a infelicidade e o infortúnio para os outros.

O dia de sexta-feira que conhecemos veio a ser batizado em homenagem à Frigga, deusa do amor e da beleza, (que, não por coincidência, gerou a palavra Friday, cujo significado é “sexta-feira” em inglês). Também oriunda da cultura nórdica, a deusa teve sua imagem radicalmente mudada quando os países que a louvavam se converteram ao cristianismo.

Frigga acabaria se tornando uma bruxa maléfica que, segundo a lenda, foi exilada em uma montanha. Em busca de vingança, ela reunia outras 11 bruxas e um demônio (totalizando 13 com sua presença) todas as sextas para conjurar pragas aos seres humanos que a rejeitaram.

Há ainda outros boatos que rolam acerca da origem da má fama da sexta 13, como o dia em que o rei Felipe IV, durante a monarquia francesa, ordenou a prisão dos Cavaleiros Templários por ter sido rejeitado por eles, no dia 13 de outubro de 1307.

Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .