Cassilândia: Jair Marçal, o campeão de rodeio que foi vencedor e vice 141 vezes montando em touros

Jair Marçal de Freitas, o cowboy Jair Marçal, de 55 anos, tornou-se um campeão de rodeio que foi vencedor e vice 141 vezes montando em touros pelos Estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulos, Minas e outros, em mais de uma centenas de cidades, dentre elas Barretos, onde ficou em segundo lugar no Circuito da Brahma.

Marçal começou a montar em touros no sítio de seu pai, Jório Ribeiro, localizado na serra de Cassilândia.

Pai de 12 filhos, Jair Marçal montou em touros em circuitos de rodeio de 1988 até 1996.

“O touro mais difícil e duro que montei foi o Padeiro, de Juvenal da Planeta, e fui campeão em Aporé; ninguém parou nesse touro”, conta Jair Marçal.

Uma rica passagem foi o fato do eterno Tião Procópio, o homem que dos Estados Unidos o rodeio para o Brasil, puxou e apertar a corda para Jair Marçal, ao montar no touro Colombati, em agosto de de 1991, inclusive dando dica que o animal pulava para o lado esquerdo. “Eu parei 7,2 segundos, caí e fiquei em segundo lugar no Circuito da Brahma. Tião Procópio entendia de tudo das montarias”, diz Jair Marçal.

Hoje ele é caseiro num sítio em Cassilândia e conta, com saudosismo, os bons tempos em que representava Cassilândia como um verdadeiro embaixador, com a espora no sovaco do  touro, uma mão na corda americana e a outra mão no ar.

Jair Marçal de Freitas
Compartilhe:
Posted in Noticias.