Cassilândia: Governo de MS vai conceder MS-112 e consolidar rota de escoamento de grãos no Bolsão

Governo de MS vai conceder outra rodovia no Bolsão

Rodovia que liga Cassilândia à Três Lagoas será concedida, e vai conectar com a MS-306, já pedagiada

O governo de Mato Grosso do Sul deu o primeiro passo para conceder sua segunda rodovia à iniciativa privada: trata-se da MS-112, rodovia que liga Três Lagoas  (BR-154) à  Cassilândia, no Noroeste de Mato Grosso do Sul.

O chamamento público para os interessados apresentarem os estudos para a rodovia (Plano de Manifestação de Interesse – PMI) foi publicado na edição desta sexta-feira (16) do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.

A concessão também vai abranger trechos das rodovias federais BR-158 (no entroncamento, perto do município de Três Lagoas) e da BR-436, em Cassilândia.

A via tem sido importante no escoamento da produção de grãos do Bolsão Sul-Mato-Grossense, do sul de Mato Grosso do Sul, e do Sudoeste de Goiás. A rodovia também deve se conectar com o outro trecho já concedido de rodovia estadual, o da MS-360, que desde o mês passado já está com pedágio sendo cobrado pela concessionária Way 306.

O PMI é o primeiro passo para dois processos: o de parceria público-privada (PPP) ou de concessão à iniciativa privada.

Conforme o governo de Mato Grosso do Sul, os  estudos técnicos para a futura concessão destinam-se a adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação dessas rodovias.

O governo de Mato Grosso do Sul deu o primeiro passo para conceder sua segunda rodovia à iniciativa privada: trata-se da MS-112, rodovia que liga Três Lagoas  (BR-154) à  Cassilândia, no Noroeste de Mato Grosso do Sul.

O chamamento público para os interessados apresentarem os estudos para a rodovia (Plano de Manifestação de Interesse – PMI) foi publicado na edição desta sexta-feira (16) do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.

A concessão também vai abranger trechos das rodovias federais BR-158 (no entroncamento, perto do município de Três Lagoas) e da BR-436, em Cassilândia.

A via tem sido importante no escoamento da produção de grãos do Bolsão Sul-Mato-Grossense, do sul de Mato Grosso do Sul, e do Sudoeste de Goiás. A rodovia também deve se conectar com o outro trecho já concedido de rodovia estadual, o da MS-360, que desde o mês passado já está com pedágio sendo cobrado pela concessionária Way 306.

O PMI é o primeiro passo para dois processos: o de parceria público-privada (PPP) ou de concessão à iniciativa privada.

Conforme o governo de Mato Grosso do Sul, os  estudos técnicos para a futura concessão destinam-se a adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação dessas rodovias.

Conforme explicou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, além de buscar estudos que comprovem a viabilidade da concessão, o edital garante continuidade às ações de infraestrutura no Estado.

“Esse edital dá sequência a uma estratégia do Governo do Estado de buscar parceiros para investimento na nossa infraestrutura. Fomos extremamente exitosos na primeira experiência do Estado de Mato Grosso do Sul com a concessão da rodovia MS-306. E esse edital busca fazer os estudos necessários para que a gente continue atraindo capital privado para melhorar eixos estruturantes do nosso Estado”.

Riedel ressalta ainda o crescimento do Estado e o expressivo aumento no fluxo de cargas e caminhões nas estradas, fatores que seriam determinantes para a viabilidade do projeto.  “São as rodovias mais movimentadas no nosso Estado, com fluxo muito grande de caminhões. O Estado tem crescido e o fluxo de veículos e de cargas tem aumentado de forma expressiva e precisamos dar condições adequadas para todos que ali trafegam”.

Passo a Passo

Dessa vez, o ponto de partida para o projeto de concessão foi a aprovação do edital – publicado nesta sexta-feira e autorizado pelo Conselho Gestor do Programa de Parceria Público-Privada (CGPPP). Apenas uma, entre as empresas interessadas, será autorizada a elaborar os estudos técnicos. Por fim, com PMI concluído (estudos), terá início a fase de consulta e audiência pública e só depois acontece o leilão e assinatura do contrato com a empresa vencedora.

“Foi utilizando o PMI que o Governo do Estado deu início aos dois grandes projetos que hoje já estão em andamento; que são a PPP do saneamento e a concessão da MS-306. O PMI precisa ser bem aplicado e gerido com excelência e transparência para que funcione. É um instrumento muito valioso na estruturação de projetos de parceria, especialmente porque captura a expertise do privado e dá mais agilidade ao processo”, ressaltou a secretária Eliane.

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .