Veja horário do toque de recolher na sua cidade a partir de quinta

Em vermelho e cinza, horário segue de 22h às 5h; Em amarelo e laranja, será das 23h às 5h (Arte: Ricardo Gael)

Cidades com melhor desempenho no enfrentamento a pandemia vão ganhar uma hora a mais de comércio aberto – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Dois toques de recolher irão funcionar simultaneamente, durante os próximos 15 dias, em Mato Grosso do Sul. Os municípios que apresentaram melhor desempenho no enfrentamento à pandemia vão ganhar uma hora a mais de comércio aberto, conforme decreto a ser publicado amanhã.

Estará proibida a circulação de pessoas – salvo em razão de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável – das 22h às 5h, para os municípios classificados pelo Prosseguir com bandeiras vermelha e cinza; e das 23h às 5h, para os classificados com bandeiras verde, amarela e laranja.

Na prática, os 49 municípios que estão com melhor desempenho no enfrentamento da pandemia irão usufruir de uma hora a menos de toque de recolher. Entre esses municípios estão os cinco na faixa amarela – Coxim, Paraíso das Águas, Rochedo, Jaraguari e Ribas do Rio Pardo – e os 44 na faixa laranja, como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

Os outros 30 – incluindo Coronel Sapucaia, com bandeira cinza, e 29 com bandeira vermelha – permanecem com toque de recolher às 22 horas. A determinação consta no Decreto 15.604, que foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário Geraldo Resende (Saúde), e será publicado no Diário Oficial.

A medida começa a valer justamente durante o período de Carnaval, previsto para ser celebrado entre os dias 12 e 17 de fevereiro. Com blocos, desfiles e demais aglomerações suspensas tanto em espaços públicos quanto privados, o objetivo é evitar aglomeração em período em que muitas pessoas estarão em casa, como os próprios servidores estaduais, que terão ponto facultativo.

Conforme o documento, a restrição valerá por 15 dias, a partir da publicação, prevista para amanhã (11). É possível verificar o status de cada município por meio do site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.ms.gov.br), na opção Prosseguir.

Criado em junho, o Prosseguir é o principal instrumento de tomada de decisões com os municípios. O programa classifica os municípios em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta, e traz recomendações de medidas no âmbito da Saúde Pública, de Serviços Públicos e do Social para nortear os agentes públicos nas ações de combate à propagação da Covid-19.

De acordo com o boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado nesta quarta-feira, mais de 167,7 mil pessoas foram contaminadas pelo coronavírus, sendo que mais de 3 mil morreram.

CAMPO GRANDE NEWS

 

 

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .