Moradora em Chapadão do Sul ficará isolada mesmo após suspeita de coronavírus ser descartada

Moradora em Chapadão do Sul ficará isolada mesmo após suspeita de coronavírus ser descartada

A Secretaria de Saúde divulgou nota em que descarta contaminação pelo novo vírus

A Secretaria Municipal de Saúde informou no início da tarde desta segunda-feira (16) que até este momento não houve nenhum paciente que se enquadrou como suspeito de coronavírus em Chapadão do Sul.

A paciente na qual o prefeito se referiu veio da Espanha no dia 8 de março e procurou a secretaria como uma possível suspeita de coronavírus, porém não se enquadrou, pois está assintomática. O caso foi descartado e a paciente foi reencaminhada para casa, onde seguirá isolamento domiciliar conforme protocolo.

As pessoas vindas da Europa estão procurando as unidades de saúde, principalmente o hospital municipal para receberem orientações. Toda pessoa vinda do exterior que estiver sem sintomas (assintomática) deve proceder isolamento domiciliar de 7 dias. E pessoas vindas do exterior com sintomatologia respiratória devem imediatamente procurar uma unidade de saúde, se possível com máscara, e se identificar imediatamente na recepção da unidade de Saúde.

Casos de Covid-19

Até o momento são dois casos confirmados em Mato Grosso do Sul e, até o último boletim epidemiológico divulgado no domingo (15), havia quatro casos suspeitos, sendo dois em Dourados, um em Campo Grande e um em São Gabriel do Oeste. Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 53 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul, sendo que 47 casos foram desconsiderados para Covid-19.

Destes, oito foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. 39 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19. Os quatro casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus.

Os casos confirmados são o de uma mulher de 23 anos que procurou a UPA Leblon em Campo Grande no dia 12 de março e foi contaminada após contato com um caso positivo no Rio de Janeiro. O outro caso é de um homem de 31 anos que procurou a UPA Coronel Antonino, também na Capital, no dia 12 de março, que chegou recentemente de Londres e manteve contato com um caso positivo em São Paulo. Os dois casos são monitorados.

 MS TODO DIA

Compartilhe:
Posted in Noticias and tagged .