Restrições da Rússia a carne brasileira devem impactar economia de MS

O aumento nas restrições anunciadas pela Rússia para importação de carne brasileira deve trazer prejuízos para o agronegócio de Mato Grosso do Sul, acredita o presidente da Assocarnes-MS (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidoras de Carnes do Estado de Mato Grosso do Sul), João Alberto Dias.

A autoridade sanitária da Rússia – quarto maior mercado para a carne brasileira, atrás apenas da China, Hong Kong e Arábia Saudita – proibiu temporariamente a importação de um frigorífico brasileiro e impôs controles sanitários mais rígidos a outros cinco, entre eles a JBS.

“Essas medidas sempre têm impacto, pela nossa carne mais exportada, uma das melhores carnes do Brasil, sendo uma das procuradas é do Mato Grosso do Sul. E todas essas restrições impostas pelos compradores de carne do Brasil, elas afetam o agronegócio do Estado de alguma maneira”, explicou João Dias em entrevista ao Midiamax na manhã deste sábado (4).

O presidente da associação de frigoríficas diz que a medida é muito recente para fazer uma estimativa dos valores que a economia do Estado deve perder com as restrições russas, sendo que as mesmas são temporárias. “Uma vez sanada o comércio volta a fluir normalmente”, diz João Dias. “Mas sempre há um impacto”.

Em 2016, a Rússia foi o quarto maior mercado para a carne brasileira, atrás apenas da China, Hong Kong e Arábia Saudita. O país importou cerca de US$ 1 bilhão do Brasil em 2016, cerca de 7,5% do total. Midiamax

Compartilhe:
Posted in Noticias.

Deixe um comentário